TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social na Perspectiva Socioeconômica

Por:   •  28/9/2021  •  Resenha  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Tendem a investigar indivíduos por meio de atividades coletivas formadas com base na amizade e na identificação de interesses. Nesses grupos, os humanos tentam se adaptar a si mesmos e aos outros. A relação entre assistentes sociais e membros do grupo tornou-se um meio especial de observação pessoal e tratamento social.

Os assistentes sociais criaram ou estabeleceram a possibilidade de socializar e superar as dificuldades de adaptação.

O Departamento de Serviço Social do Grupo formulou seus próprios princípios através do princípio do "Tomismo" de São Tomás de Aquino:

Serviço Social de Caso, de Grupo e de Comunidades, metodologias que visam em comum, eliminar obstáculos, libertar e potenciar capacidades.

O Serviço Social de Caso que se encontra na origem do Serviço Social, desde o início, defendia uma metodologia onde cada caso é um caso, centrado na pessoa e no seu contexto, cujo método era ajudar o cliente na solução de seus problemas, mas também conhecer e melhorar a situação do individuo no aspecto social e familiar, combatendo a exclusão social como, por exemplo, a pobreza, o desemprego, maus tratos, violências domésticas, delinquências, descriminação.

O Serviço Social de Grupo destina-se a solução dos problemas do indivíduo em um contexto de grupo. Essa metodologia só começou a ser desenvolvida a partir de 1930 entendendo que os grupos podem ajudar as pessoas nos seus problemas, através da participação do cliente nos grupos e comunidades, com o objetivo de combater o isolamento, exclusão, reabilitação, aprendizagem e orientação.

O Serviço Social de Comunidades se iniciou a partir do século XX, porém só foi idealizado em 1939 sendo apoiado pela ONU, tendo como objetivo de promover políticas sociais e melhoria das condições de vida em países subdesenvolvidos.

A partir do século XX, um método unificador das metodologias de Caso, Grupo e Comunidades, assim nasceu um método integrador no Serviço Social com foco no conceito da intervenção, para que se conseguisse dar melhor resposta em função dos problemas concretos. Esse método tem como desejo, a solução dos problemas de forma entrecruzada do cliente, da família, grupo e comunidade, partindo do microssocial para o macrossocial, se tornando mais adequado para o trabalhador social.

Falar de Caso, de Grupo e de Comunidade é falar que a intervenção

RELACIONADOS

music

2975 palavras | 12 páginas

ATIVIDADE RELACIONADA À AULA 01, 02, 03 E 04 REALIZAR UM RESUMO DA AULA 01 (MINIMO 02 PÁGINAS COMPLETAS) APRESENTAR SEU ENTENDIMENTO SOBRE O CONTEUDO (MINIMO 15 LINHAS MAXIMO 20 LINHAS). Resumo: Evolução Histórica do Serviço Social O serviço social nasce com o intuito de responder i interesse da classe dominante, o objetivo de trabalho do serviço social, é decorrente da construção capital e trabalho. A organização do trabalho, pode ser dividida entre o feudalismo e o capitalismo e nessa….

EXIBIR MAIS

Método tradicional do serviço social

335 palavras | 2 páginas

Método Tradicional do Serviço Social * SERVIÇO SOCIAL DE CASO * A finalidade do Serviço Social de Caso é ajudar os usuários * O processo se divide em três * Instrumentos utilizados para realizar os estudos de caso: - Entrevista com usuário - Visitas domiciliares - Informações de terceiros * O Assistente Social ajuda o indivíduo a examinar suas dificuldades, analisa com ele as possibilidades e removê-las, informa sobre os recursos materiais, legais, jurídicos….

EXIBIR MAIS

Resumo Anger Eggy

1682 palavras | 7 páginas

RESUMO DOS CAPÍTULOS 1 E 2 DO TEXTO DE EZEQUIEL ANDER EGG Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Professora: Simone Soares Viegas Aluna: Fernanda Aparecida Cruz Resumo 1. O que fazer os trabalhadores sociais. 1.1 Onde prestam seus serviços os trabalhadores sociais Inicialmente o texto traz informações sobre onde os profissionais do serviço social desempenham suas atividades. É possível perceber a partir do texto….

EXIBIR MAIS

saude

15214 palavras | 61 páginas

RESUMO EXECUTIVO PLANO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL 2007—2016 COORDENAÇÃO NACIONAL PARA A SAÚDE MENTAL RESUMO EXECUTIVO PLANO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL 2007—2016 COORDENAÇÃO NACIONAL PARA A SAÚDE MENTAL Este documento é um Resumo Executivo do Plano Nacional de Saúde Mental, aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 49/2008. Deverá ser consultada a versão original em: http://www.acs.min-saude.pt/2008/01/18/plano-accao-servicos-de-saude-mental a partir do sítio na internet….

EXIBIR MAIS

Serviço social

3551 palavras | 15 páginas

..............................................................................10 1 INTRODUÇÃO O Serviço Social surge de modo a garantir melhores condições de vida das classes menos favorecida, vinculado á Igreja para a recuperação de seus interesses, junto com a burguesia e o Estado implantam políticas de assistências buscando diminuir os conflitos de classe. Assim, o Serviço Social busca recursos indispensáveis para o ser humano, reduzindo conflitos e adaptando o individuo ao meio e o….

EXIBIR MAIS

Atenção Primária em Saúde

15543 palavras | 63 páginas

em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com