TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramsci : Sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FHTM IV

DOCENTE: Profª Drª Neymi Batista

ACADÊMICA: Ruth Chaves dos Santos

RESUMO

Gramsci : Sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social

Este livro é uma publicação da tese de Doutorado da Profª. Ivete Simionato, realizada pela PUC-SP. Trata-se de uma produção referencial de rigorosa pesquisa cientifica no campo da teoria social critica. Ela apresenta o universo teórico-metodológico de Antônio Gramsci, a trajetória de seu pensamento no país, nas décadas de 1960 a 1980, com destaque para a influência de suas ideias no Serviço Social Brasileiro.

A autora argumenta ainda a atualidade do legado gramsciano para decifrar o mundo contemporâneo.

 O percurso dos estudos da autora é exemplar ao abordar um clássico da tradição marxista, critico da politica e da cultura que enriqueceu de forma original a teoria social fundada por Marx. Trazendo a tona extratos da biografia de Gramsci, inéditas informações sobre a difusão das ideias de Gramsci no Brasil. O trajeto percorrido por suas ideias na universidade e na luta politica no Brasil, incorporadas por liberais, comunistas socialistas e segmentos da Igreja Católica  progressista.

O ponto de partida da abordagem do Serviço Social é a retrospectiva da ruptura operada com o tradicionalismo profissional que expressa no movimento de reconceituação de âmbito latino-americano (1965-1975), que substanciou as primeiras aproximações do Serviço Social com a tradição marxista.

Este livro é uma referencia obrigatória para o estudo dos fundamentos do Serviço Social.

Ivete indaga: em que medida é possível pensar os problemas contemporâneos a partir de Gramsci?

O cultivo do pensamento de Gramsciano é  um ato de contestação à cultura do mercado e do dinheiro. Ele anima a criação de nova civilitá, impulsionando a ação e as iniciativas coletivas na reinvenção da história, mediante a construção de processos contra hegemônicos voltados a uma nova forma histórica de sociabilidade.

A autora sinaliza: precisamos ler Gramsci não apenas situando-o em seu tempo, mas, situando-o hoje, na história que estamos vivendo e que ele não viveu. O seu legado não nos ajuda a pensar o passado, mas, põe no presente a perspectiva da revolução, que é hoje a luta incessante pela democracia e pelo socialismo.

Antônio Gramsci foi um dos autores mais lido no Brasil nos últimos 20 anos. Deveu-se a ele a renovação do pensamento marxista entre nós, que tornou possível conservar vivo o legado de Marx, numa época marcada pelas ofensivas das correntes neoliberais e conservadoras.

Ivete recupera o itinerário brasileiro de Gramsci, através da reconstrução acurada de sua influência no debate politico e universitário de nosso pais, com a exposição das categorias gramscianas  que maior impacto tiveram no Brasil tais como: hegemonia, intelectuais, Estado ampliado, filosofia da práxis, etc , onde revela pleno domínio do pensamento do autor dos Cadernos do cárcere e de seus principais e mais recentes intérpretes.

Discutir e apresentar as principais categorias do pensamento de Gramsci especialmente as desenvolvidas nos Cadernos do cárcere, é investigar seus desdobramentos na realidade brasileira. Resgatar a gênese desse processo, suas implicações politicas e ideológicas, evidenciando as múltiplas determinações que o constituem, e as produções que dela emergiam.

A tradução da Obra de Gramsci no Brasil inicia-se em 1966, por iniciativa de Carlos Nelson Coutinho, Leandro Konder e Luiz Mario Gazzaneo, em pleno regime militar, a relativa liberdade que ainda restava possibilitou a introdução do pensamento Gramsciano no debate acadêmico e nos partidos de esquerda.

Diversos autores do campo do conhecimento elegeram Gramsci como pensador privilegiado, na revisão de seus aportes teóricos e no rompimento com as matrizes conservadoras que ganharam força nos tempos da ditadura militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com