TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Circulatório

Artigo: Sistema Circulatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Circulatório

DEFINIÇÃO

A circulação humana envolve um sistema fechado, cujo órgão central é o coração, juntamente com o sangue (vasos sanguíneos), veias, artérias e arteríolas. Através do sistema circulatório há o transporte de oxigênio, hormônios e de nutrientes pelo corpo, bem como a eliminação de resíduos tóxicos.

CORAÇÃO

O coração é um músculo envolvido por membranas: (i) a externa, o pericárdio (ii) interna, o endocárdio e (iii) intermediária, entre o pericárdio e o endocárdio, o miocárdio que é responsável pelas contrações involuntárias do coração, sendo essa fase chamada de sístole e a do relaxamento do músculo é denominada diástole.

Esse órgão é uma bomba que mantém uma corrente de sangue venoso para o pulmão e de sangue arterial para todo o corpo e é dividido em 4 cavidades: o átrio direito (AD) e esquerdo (AE) (na parte superior) e ventrículo direito (VD) e esquerdo (VE) (na parte inferior). Os átrios comunicam-se com os ventrículos por meio de válvulas, o AD com VD tem-se a válvula tricúspide e no AE com VE a válvula bicúspide ou mitral.

Essas válvulas abrem durante a sístole e fecham durante a diástole, impedindo o retorno do sangue. Do AD chegam as veias cavas superior e inferior e no AE chegam as quatro veias pulmonares.

Morfologia do coração e fluxo sanguíneo. Em azul e em vermelho, o sangue que entra e sai do coração. (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

Morfologia do coração e fluxo sanguíneo. Em azul e em vermelho, o sangue que entra e sai do coração. (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

BATIMENTOS CARDÍACOS

A contração do coração é involuntária, ou seja, independe do sistema nervoso. As células do miocárdio pulsam, gerando o impulso nervoso que determina o ritmo das contrações, o nó sinoatrial ou marca-passo, que podem ser registrados durante o exame de eletrocardiograma.

Em pessoas normais em repouso variam de 60 a 100 batimentos por minutos. Quando no adulto em repouso ocorrem alterações nesses batimentos, podem causar as arritmias, como a taquicardia, onde o coração bate mais de 100 vezes por minuto e a bradicardia que bate menos de 60 vezes por minuto.

CIRCULAÇÃO SISTÊMICA E PULMONAR

A circulação sistêmica ou grande circulação é aquela em que o sangue rico em oxigênio sai do VE do coração pela aorta, artéria que se ramifica pelo corpo em artérias menores e mais finas, as arteríolas e os capilares, respectivamente. O sangue oxigenado ou sangue arterial é transportado para todo o corpo, onde ocorrem as trocas gasosas e, esse retorna ao coração rico em gás carbônico (sangue venoso). As veias cava superior e inferior recolhem o sangue venoso, das regiões acima do coração e do resto do corpo, respectivamente, lançando-o diretamente ao AD.

A circulação pulmonar ou pequena circulação consiste em levar o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico aos pulmões e devolve o sangue oxigenado para o coração. O sangue rico em gás carbônico vai do AD para o VD e é bombeado para o pulmão através da artéria pulmonar, que se bifurca em artéria pulmonar direita e esquerda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com