TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório

Tese: Sistema Digestório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema digestivo é o órgão que tem como objetivo transportar o alimento, fazer este alimento entrar em contato com as enzimas digestivas e por fim absorver este alimento através de suas células epiteliais e eliminar o material não aproveitado através das fezes.

É para auxiliar no processo de digestão e absorção que existem as glândulas anexas. São elas : as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas que por meios de ductos eliminam suas secreções em determinadas partes do tubo digestivo.

São partes do tubo digestivo a boca, o esôfago, o estômago, duodeno, jejuno, íleo, ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide, reto e canal anal.

BOCA

A boca é a primeira parte do tubo digestivo e comunica-se anteriormente com o meio externo através da rima oral, que é limitada pelos lábios, e continua-se posteriormente com a oro-faringe através do istmo das fauces. Lateralmente a boca é limitada pelas bochechas que é uma formação muscular e gordurosa, o assoalho da boca é formado pelo diafragma oral e pela língua e finalmente o teto da boca é separado da cavidade nasal pelo palato duro e pelo palato mole.

A boca deve ser dividida internamente em duas partes: vestíbulo oral e cavidade oral propriamente dita, sendo o vestíbulo limitado externamente pelos lábios e bochechas e internamente pelos dentes e gengivas. Por outro lado a cavidade oral propriamente dita está entre as arcadas dentárias superior e inferior.

LÍNGUA

A língua é um órgão muscular que auxilia na mastigação, na deglutição e na articulação da palavra sendo que em sua superfície existem papilas gustativas que fazem a identificação entre os diferentes tipos de sabores.

A língua possui um ápice, um dorso que é sua face superior, e duas margens laterais, sendo sua superfície inferior denominada assoalho e sua inserção na boca chamada raiz da língua.

As papilas linguais são de quatro tipos: papilas filiformes, fungiformes, foleadas e valadas sendo as últimas localizadas na base da língua formando um V denominado V lingual. Logo atrás do V localiza-se o forame cego da língua que é o local onde a tireóide inicia o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com