TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratório

Trabalho Universitário: Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  9.136 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Cite os elementos constituintes do sistema respiratório.

Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratório superior e inferior. Nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

2 – Cite os órgãos do sistema respiratório com função de condução de ar.

Faringe, laringe e traqueia.

3 – Qual o órgão do sistema respiratório tem a função de realizar a troca gasosa.

Pulmão

4 – Cite os órgãos do sistema respiratório que tem dupla função.

5 – Cite as partes do nariz externo.

Dorso, ápice, raiz e asas (narinas e cartilagens)

6 – Defina meatos nasais.

Meatos nasais são os espaços existentes entre as conchas nasais, sendo em número de três: superior, médio e inferior. Nestes meatos, encontramos diversos orifícios que comunicam com a cavidade nasal.

7 – Cite as partes da cavidade nasal e seus respectivos limites.

A cavidade nasal na realidade são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que forçam o ar a turbilhonar. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Os seios paranasais são cavidades ou túneis pequenos. Eles são denominados paranasais, porque estão localizados em torno ou próximos do nariz.

8 – Cite os seios paranasais e sua localização.

Os seios paranasais são extensões cheias de ar ou pneumatizadas da porção respiratória da cavidade nasal projetadas nos ossos do crânio: frontal, etmóide, esfenóide e maxilar. São denominados de acordo com os ossos no qual se localizam: seios frontal, etmoidal, esfenoidal e maxilar. Os seios frontais estão localizados entre as lâminas externa e interna do osso frontal, atrás dos arcos superciliares e da raiz do nariz. Os seios etmoidais são constituídos por pequenas cavidades, denominadas células etmoidais, dentro do labirinto etmoidal, na massa lateral do osso etmóide. Os seios esfenoidais são áreas pneumáticas, que se situam no corpo do osso esfenóide, ocupam uma quantidade variável deste osso e podem estender-se para suas asas. Os seios esfenoidais estão localizados atrás da parede superior da cavidade nasal. Os seios maxilares constituem o maior par de seios paranasais. Trata-se de cavidades de formato piramidal que podem ocupar integralmente os corpos das maxilas. O ápice do seio maxilar estende-se em direção ao osso zigomático. A base do seio maxilar forma a parte inferior da parede lateral da cavidade nasal. O teto do seio maxilar é formado pelo assoalho da órbita, e seu assoalho estreito é formado pelo processo alveolar da maxila.

9 – Cite as partes da faringe e suas respectivas comunicações bem como as estruturas anatômicas

A faringe é a porção que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para o canal correto (traqueia). Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traqueia). Em seguida o alimento desce para o esófago. A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe

10 – Descreva o esqueleto cartilaginoso da laringe.

A laringe apresenta um esqueleto cartilaginoso composto por cartilagem tireóide, cricóide, aritenóide e epiglótica. A cartilagem tireoide é a maior constituída por duas lâminas unidas anterior em forma de V. A cricoide é ímpar em forma de anel, anterior e inferior a tireóide. A aritenóide é posterior, par e lembra uma pirâmide. A epiglótica é ímpar, mediana e fina, posterior à tireoide e raiz da língua e lembra uma folha. Outras cartilagens de menor importância fazem também parte do esqueleto da laringe, como a cartilagem corniculada e cuneiforme. São os ligamentos que fazem a união entre as cartilagens.

11 – Descreva as divisões da cavidade da laringe.

A cavidade da laringe é dividida em três porções: vestíbulo, glote e cavidade infraglótica: o vestíbulo vai do ádito da laringe às pregas vocais, englobando as pregas vestibulares e os ventrículos. As pregas vestibulares, que vão da cartilagem tireóide, anteriormente, à cartilagem aritenóide, posteriormente, incluem os ligamentos vestibulares e são revestidas por mucosas, sendo o espaço entre elas denominado de rima do vestíbulo. Os ventrículos correspondem a um espaço em forma de canoa de cada lado da cavidade da laringe limitado superiormente pela prega vestibular e inferiormente pela prega vocal e ainda a porção intermediária, mediana, que se situa entre os espaços direito e esquerdo. Cada ventrículo apresenta um divertículo, o sáculo, que possui glândulas mistas cuja secreção lubrifica as pregas vocais. A cavidade infraglótica, que é a região da laringe limitada superiormente pelas pregas vocais e inferiormente pelo início da traquéia.

12 – Descreva as partes da glote indicando a posição das estruturas anatômicas que a constituem.

A glote localiza-se na porção final da laringe, tem a função de impedir a entrada de alimentos para a árvore brônquica e facilitar a entrada e a saída de ar para os pulmões. Ela também ajuda na função fonatória, uma vez que as pregas vocais e vestibulares localizam-se dentro dela.

13 – Defina a traquéia, descrevendo sua parte anatômica.

A traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecidos por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. Seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15 cm à 20cm de comprimento e 1,5 à 2,5 de diâmetro. Inicia-se na borda inferior da cartilagem cricóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traqueia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica. A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.

14 – Defina brônquios principais, lobares e segmentares indicando a localização de cada um.

Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. A traquéia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas. O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Como a traquéia, os brônquios principais contém anéis de cartilagem incompletos. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar. Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos.

15 – Cite as faces do pulmão.

Diafragmática: voltada para o diafragma.

Costal: voltada para as costelas.

Medial: voltada para o outro pulmão. É nela que encontramos o hilo pulmonar.

16 – Cite os lobos que cada pulmão possui e as respectivas fissuras que os separam.

Pulmão direito: Fissura oblíqua separa o lobo inferior dos lobos médio e superior. Fissura horizontal que separa o lobo superior do lobo médio.

Pulmão esquerdo: Lobo superior e inferior, fissura obliqua.

17 – Defina hilo do pulmão.

É o local por onde penetram os elementos que constituem a raiz do pulmão, que também é denominada pedículo pulmonar. Estes elementos são: brônquio principal, artéria pulmonar, veia pulmonar, nervos e vasos linfáticos.

18 – Defina raiz do pulmão e seus componentes.

A raiz do pulmão direito encontra-se dorsalmente disposta à veia cava superior. A raiz do pulmão esquerdo relaciona-se anteriormente com o nervo frênico.

19 – Descreva o comportamento do músculo diafragma na inspiração e na expiração.

O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »