TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sujestões para Projeto

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DIRETÓRIO ACADÊMICO SANTO AGOSTINHO - DASA

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESSO

Projeto para realização do:

III Encontro Gaúcho dos Estudantes de Serviço Social:

Serviço Social no combate as opressões.

Passo Fundo, Janeiro de 2015

“Que a caminhada seja alegre

Que os passos sejam firmes

Que as amizades sejam sinceras

E a poesia não muito triste, antes profeta!

Que tua juventude não canse

E que tua voz não cale

Que teus sonhos não murchem

E que a fé não falhe!

Que a luta te encante (cada vez mais)

E a ternura se faça sempre presente!

Ternura e resistência!”

(Evenice Neta)

  1. IDENTIFICAÇÃO:
  1. Título:

III Encontro Gaúcho dos Estudantes de Serviço Social.

Serviço Social no Combate as opressões.

  1. Data de realização:

De 3 a 5 de Abril de 2015

  1.  Local:

Universidade de Passo Fundo – Campus Passo Fundo

1.4 Participantes:

O Evento será voltado em prioridade aos estudantes de Serviço Social do Rio Grande do Sul, e também a todos os membros da comunidade acadêmica, que se sentirem interessados pelos temas e debates propostos.

1.5 Público estimado:

200 (duzentos) estudantes do Rio Grande do Sul

1.6 Infraestrutura:

Espaços a serem utilizados:

  • Ginásio de esportes (ginasinho)
  • Cozinha;
  • Banheiros, (vestiário, chuveiro)

      Materiais Necessários:

  • Pastas de papel;
  • Canetas;
  • Blocos para anotações;
  • Crachás;
  • Material de Limpeza;
  • Certificados.
  • Data show
  • Tela para projeção.

  1. APRESENTAÇÃO:

O Diretório Acadêmico Santo Agostinho, esse que é a representação legítima dos estudantes de Design de Moda, Pedagogia e Serviço Social, do prédio da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, juntamente com a ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social) que é representada pelos seus coordenadores Regionais, bem como, todos os estudantes de Serviço Social do Brasil, vem por meio deste apresentar o III Encontro Gaúcho de Serviço Social que será realizado na UPF – campus Passo Fundo. Na esperança do Movimento Estudantil do Serviço Social (MESS) se fortalecer ainda mais no interior do Rio Grande do Sul, no último EGESS que aconteceu na Universidade Federal do Pampa, cidade de São Borja-RS, a UPF foi escolhida pelos estudantes para sediar esse importante evento. Evento esse, que tem por finalidade fomentar o debate das demandas locais e principalmente, fortalecer o MESS, os Centros e Diretórios Acadêmicos, e a formação política das/dos estudantes acerca dos temas fomentados durante o encontro.

  1. JUSTIFICATIVA:

No MESS, os valores e a direção social são construídos no cotidiano das lutas, nos CAs e DAs, na ENESSO, nos fóruns e espaços de discussão permeados pela racionalidade objetiva da analise das situações concretas e considerando, também, a vontade política. A formulação de estratégias exigem aprofundamento teórico para capacitação dos militantes e compromisso com a vontade coletiva, contribuindo desta forma, com a materialização cotidiana do projeto ético-político do Serviço Social.

Embasada na afirmação de que é necessário ao estudante de Serviço Social uma formação política para compreensão da dinâmica da sociedade e considerando os espaços coletivos de cunho político, que não estão restritos a participação na sala de aula, também como espaço de formação em consonância com o projeto profissional. Não pode-se então discutir formação profissional sem requerer a formação política “pois se desejamos Assistentes Sociais comprometidos com a construção de uma nova ordem societária, o primeiro espaço de discussão que incorpora os anseios e reflexão sobre o projeto ético-político do Serviço Social é o Movimento Estudantil” (VIEIRA, 2003, p. 66).

Desta forma, de acordo com Ramos (2008, p. 9),

é importante ressaltar que o segmento estudantil é considerado como partícipe fundamental da organização política da categoria dos (as) assistentes sociais no Brasil. Considerados como profissionais em formação, são incluídos, pelos demais sujeitos coletivos da profissão, como um dos segmentos que constroem o processo organizativo do Serviço Social.

 

No II Encontro Gaúcho de Estudantes de Serviço Social que aconteceu na Universidade Federal do Pampa, campus de São Borja, foi deliberado mediante votação das escolas presentes que a Universidade de Passo Fundo seria a próxima a sediar o evento, sendo assim é de extrema relevância o total apoio da Universidade de Passo Fundo para com a comissão organizadora do evento para que o evento possa ocorrer de maneira efetiva.

A organização para a realização desse Evento na UPF, surgiu do interesse dos alunos desta Universidade, justamente por entendermos que esse é o caminho para o fortalecimento do Movimento Estudantil no interior do Rio Grande do Sul, e para que ele esteja mais próximo da nossa realidade e dos nossos colegas. Para que assim, todos, de fato, possam participar do Movimento e suas discussões.

  1. OBJETIVOS:

4.1 Objetivos Gerais:

- Fomentar o debate acerca do combate as opressões, pois como estudante e futuros profissionais estaremos na luta para que os direitos sejam efetivos e que esses possam garantir o princípio da dignidade humana.

- Debater as diversas formas de preconceitos e suas faces, para que assim, possamos cada vez mais criar mecanismos para sanar com as diversas formas de opressões, essas que ferem totalmente os direitos e o princípio de dignidade humana na realidade do Rio Grande do Sul.

4.2 Objetivos Específicos:

  • Integrar para que todas e todos os participantes se sintam/sejam parte do Movimento.
  • Repensar das realidades que se encontram as diversas Escolas do Rio Grande do Sul, que estarão participando do evento;
  • Fortalecer os Centros e Diretórios Acadêmicos, bem como o MESS;
  • Estimular temas para o próximo EGESS.

  1. METODOLOGIA:

Para que o evento possa efetivar os objetivos do mesmo, será necessário que tenha mesas de discussão com profissionais atuantes na ária, bem como movimentos e coletivos que nos tragam diversas realidades para que possamos criar mecanismos de combate a opressões. É de extrema importância que exista momentos para rodas de conversa, grupos de trabalho, oficinas acerca de diversas temáticas, sendo que as mesmas possibilitam os alunos de socializar a sua realidade, agregando para a formação do outro, esses pequenos grupos instigam a vivência desses espaços coletivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com