TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Qualidade de Vida na Terceira Idade

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  15.174 Palavras (61 Páginas)  •  1.579 Visualizações

Página 1 de 61

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15][pic 16]


agradecimentos

“Algumas pessoas marcam a nossa vida para sempre, umas porque nos vão ajudando na construção, outras porque nos apresentam projetos de sonho e outras ainda porque nos desafiam a construí-los”.

[pic 17]

OLIVEIRA. Magna. A Atuação do Assistente Social Frente aos Direitos dos Idosos. 2016. 42 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Serviço Social – Universidade Norte do Paraná, Poções - BA, 2016.

RESUMO

O Presente Trabalho de Conclusão de Curso, trata da Atuação do Assistente Social frente aos Direitos dos Idosos, compreendemos a ética profissional do Serviço Social e o seu Projeto Ético Político Profissional. Analisamos o processo de envelhecimento e o idoso na ótica do capital. Descrevemos a construção da Lei 8.842 que constitui a Política Nacional do Idoso, apontamos e discutimos a sua finalidade, seus princípios e diretrizes. Ressaltamos a necessidade da articulação das diversas políticas sociais para a efetivação da política de forma integral segundo as determinações postas em lei. Compreendemos o idoso como demanda para o Serviço Social, analisando as ações do assistente social na ótica do direito do idoso, suas ações pautadas no seu compromisso ético político de lutar por uma sociedade mais justa, buscando a consolidação dos direitos e a participação social desta demanda.

Palavras – chave: Assistente Social; Serviço Social; Direitos dos Idosos

OLIVEIRA. Magna. The Role of the Social Worker Facing the Rights of Older Persons. 2016. 42 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Serviço Social – Universidade Norte do Paraná, Poções - BA, 2016.

.

ABSTRACT

The Present Work Completion of course, is the Role of the Social Worker front of the Rights of Older Persons, we understand the professional ethics of social work and its Political Ethics Professional Project. We have analyzed the process of aging and the elderly from the viewpoint of the capital. We describe the construction of the Law 8842, which is the National Policy for the Elderly; we point out and discuss its purpose, its principles and guidelines. We stress the need for coordination of the various social policies for effective policy in full accordance with the determinations put into law. We understand the elderly as demand for social services, analyzing the actions of the social worker in the view of the old law, their actions based on their political ethical commitment to fight for a more just society , seeking the consolidation of rights and social participation of this demand.

 

Key words:  Social Worker; Social service; seniors' Rights


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .....................................................................................................

2. O ENVELHECIMENTO NO SÉCULO 21................................................

3. A DESCOBERTA DO ENVELHECIMENTO PELA SOCIEDADE.................

3.1 Envelhecimento Ativo ...............................................................................

3.2 Processo de Envelhecimento e suas Demandas.....................................

4. AS POLITICAS SOCIAIS E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.................

4.1 As Políticas Sociais voltadas para a Pessoa Idosa..........................................

5. O ESTATUTO DO IDOSO ENQUANTO LEGISLAÇÃO PRIMORDIAL DE ATENDIMENTO AO IDOSO .......................................................................................

5.1 Leis e Políticas Sociais para Garantias de Direitos.........................................

6. AÇÕES PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL COM O IDOSO...................

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................



  1. INTRODUÇÃO

O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo geral compreender o compromisso ético político do serviço social frente ao idoso, ressaltando a Política Nacional do Idoso que tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso e sua participação, apontando o compromisso e o enfrentamento do profissional de Serviço Social que através de seu conhecimento teórico e metodológico busca a consolidação desta política, e como objetivos específicos avaliar como o profissional do Serviço Social vem atuando nas Secretarias de Assistência e Entidades de Atendimento ao Idoso, para perceber a prática interventiva do assistente social junto a política de atendimento ao idoso.

Para realização deste estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em sites, livros, revistas, Constituição da República Federativa do Brasil, Política Nacional do Idoso e legislações especificas dos idosos.

O número de idosos cresce no Brasil e no mundo. Diante desta constatação, é urgente pensar ações de cunho social e político que deem conta das demandas trazidas pela nova geração de velhos que surge a partir do século XXI. Esta geração vem motivada pelas descobertas constantes da ciência e da tecnologia e por um consequente sentimento de superação que sobrepõe-se, de certa maneira, à ideia de fragilidade na fase da velhice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.1 Kb)   pdf (393 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com