TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGP Transaminase Presente Em Grande Quantidade Nas células Do fígado

Trabalho Escolar: TGP Transaminase Presente Em Grande Quantidade Nas células Do fígado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 4

TGP

Posted | 21 comments

O que é TGP?

TGP é uma enzima transaminase presente em grande quantidade nas células do fígado. Enzimas são substâncias que facilitam e aceleram as reações químicas dentro do nosso corpo, sem as enzimas os processos químicos que mantém a vida seriam muito lentos e custosos a ponto de inviabilizar nossa existência. TGP e TGO são enzimas presentes em vários órgãos, porém são mais abundantes dentro dos hepatócitos (células que formam nosso fígado).

O fígado é a maior glândula do corpo e tem várias funções: produção de substâncias, depuração do sangue, reações químicas, eliminação de substâncias. O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização da maioria das substâncias presentes no sangue. Por causa da importância do fígado no nosso corpo existe um grupo de exames de sangue que podem ser feitos para avaliar o adequado funcionamento do fígado, assim como o diagnóstico de doenças e problemas hepáticos. E dentre eles temos TGP, TGO, Gama Glutamiltransferase, Bilirrubinas Total, Direta e Indireta e outros.

Qual é o significado de TGP?

TGP é uma abreviação para transaminase glutâmico pirúvica, também conhecida modernamente como ALT . Em alguns laboratórios o resultado de exame (laudo) pode vir escrito como ALT.

Qual é o significado de ALT?

ALT é a sigla para alanina aminotransferase.

Para que serve o exame de TGP?

O exame de TGP ou exame de ALT serve para avaliar o nível dessa aminotransferase no soro sanguíneo. A TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO. TGO está presente também nas células dos músculos e do coração.

Porque o TGP aumenta?

TGP alto ocorre quando estas enzimas são liberadas no sangue em grandes quantidades e isso ocorre quando há alterações de membranas ou destruição dos hepatócitos (células do fígado), resultando em TGP aumentado. Toda vez que uma célula que contenha TGP ou TGO sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

Quanto mais alto o TGP mais grave é o problema?

O TGP alterado não tem uma correlação direta com o grau de lesão. A necrose (morte tecidual do fígado – necrose hepática) em si não é necessária para os níveis sanguíneos da TGP estarem aumentados (baixa correlação entre o grau de lesão do fígado e o nível das aminotransferases no plasma – soro do sangue).

Além do valor absoluto das transaminases, outra dica é comparar a relação entre os valores de TGO e TGP. Normalmente a relação TGP/TGO = 0,8, ou seja, a TGO costuma ser apenas ligeiramente maior que a TGP. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais e costuma ser pelo menos 2x maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Nos casos de cirrose, os valores costuma ficar semelhantes (TGP/TGO = 1). Obviamente isso são apenas dicas que podem ajudar o médico a fazer o correto diagnóstico. Porém existem outros dados e exames que o médico pode se basear para fazer o diagnóstico.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com