TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ETICA

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 13

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

Disciplina Ética Profissional

Docente

Pesquisa acerca da rotina do Assistente Social e as implicações que envolvem o paradoxo do cotidiano frente à postura ética do profissional.

Discentes:

Tatiane dos Santos

Rio de Janeiro

17/06/2014

2

Sumário

1) Introdução.....................................................................................................3

2) Objetivo geral................................................................................................4

4) Objetivos específicos....................................................................................4

5) Metodologia aplicada....................................................................................5

6) Serviços Prestados e os Programas Assistenciais.......................................5

7) Rotina do Assistente Social no cotidiano no CRAS do Preventório ............6 8) Das avaliações do Programa .......................................................................9

9) Entrevista ...................................................................................................10

10) Considerações finais.....................................................................

3

Introdução:

O presente trabalho busca entender os paradoxos enfrentados no cotidiano da prática profissional do Assistente Social, e suas implicações éticas. Para tal buscamos informações através da entrevista realizada com Assistente Social (Nome), responsável pela unidade do Centro de Referência da Assistência Social do Preventório, localizado (Bairro e dados mais específicos do CRAS) no Município de Niterói no Rio de Janeiro.

Identificamos que o CRAS do Preventório presta atendimento diversificado aos usuários. Viabilizando assistência aos idosos, crianças e adolescentes e as família com um todo. A unidade busca assistir, orientar, encaminhar e informar os usuários, sobre seus direitos e benefícios disponibilizados pelos Programas: Bolsa Família, Passe Livre Municipal, Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF). A unidade conta com uma pequena equipe composta por: Uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma Cuidadora que exerce a função de pedagoga, e dois Auxiliares Administrativos.

Importante destacar que unidade encontra-se numa localidade (Descrever aqui como é a comunidade). Neste ponto não tenho base para falar sobre a relevância das ações para o local, pois não conheço. Acreditamos que o acolhimento feito no CRAS tenha grande relevância a região. Pois, além de atender a clientela do Precatório, presta também atendimento as regiões do São Francisco, Cavalão, Caramujo e Grota. Através das ações das Oficinas de capacitação, e geração de renda, ações

4

com idosos, jovens adolescentes e crianças, ações sócio-educativas e informativas e atendimento sociais e psicossociais.

Objetivo Geral:

Pesquisar acerca da rotina do Assistente Social, as implicações que envolvem o paradoxo do cotidiano frente à postura ética do profissional.

Objetivos específicos:

 Compreender as dificuldades apresentadas pelo cotidiano que implicam no cumprimento das determinações do código de Ética em vigor.

 Buscar entender como o profissional enfrenta as dificuldades mantendo-se fiel aos valores defendidos no código de Ética da profissão.

 Contribuir na formação acadêmica dos integrantes do grupo de pesquisadores

5

Metodologia aplicada:

Verificamos a necessidade de uma pesquisa com características de Pesquisa Exploratória, sendo construída por estudantes universitários do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Objetivando o entendimento acerca do comportamento ético-profissional do Assistente Social em conformidade as determinações do código em vigor, através da utilização do formulário de pesquisa.

 Serviços Prestados e os Programas Assistenciais

Não foi possível quantificar o montante dos recursos prestados na unidade pesquisada, coforme descrito na entrevista pela Assistente Social, uma vez que os recursos disponibilizados nem sempre são repassados.

A unidade conta para a realização das atividades com a colaboração dos integrantes da equipe, que se organizam através dos próprios recursos, para promover as ações com a população. Tendo sido identificado pela equipe que há melhor interação e aceitação por parte da população ações que sejam oferecidos lanches. (aqui cabe a descrição da população atendida, pela descrição parece uma comunidade carente mais, como não tenho certeza deixei em aberto)

Após a identificação por parte da equipe da necessidade de promover ações que contemplam lanches. Encontram maior facilidade para executar os serviços, que a população se mostra bem receptiva.

6

A unidade conta com um Centro de Convivência e Cultura de Oficina Integrada. Onde organizam-se grupos de culinária; debates acerca do mercado de trabalho; atividades femininas, tais como, salão de beleza e promoção de eventos; experiências musicais; cultura e lazer; aulas de percussão, onde há participação da comunidade.

O CRAS do Preventório destina-se a oferecer (Citação da Assistente Social que não seio nome RS) “um serviço de proteção social básica, orientando sobre o direito de cada um, é uma prestação de serviço necessária e fundamental na vida de cada família”. A unidade tem como programa central Bolsa Família, tendo em vista a precariedade na execução dos demais programas. Em virtude da falta de repasse dos recursos, o cumprimento de diversos programas são inviabilizados. Desta forma o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com