TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIO

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI – RJ

CURSO TECNOLÓGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EMPREENDEDORISMO

AULA TEMA: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO

- TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIO

- IDENTIFICANDO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

NITERÓI, 01 DE ABRIL DE 2015.

Introdução

Ser bem-sucedido como empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, aqueles que a conseguem tornam-se referências pela criatividade, inovação, persistência, ousadia e, principalmente, pela capacidade de execução.

O momento precisa ser oportuno. O negócio proposto deve ser capaz de atingir uma vantagem competitiva durável ou sustentável. O aspecto econômico da iniciativa precisa ser recompensador e até generoso, permitindo lucro significativo e potencial de crescimento. Deve haver bom entrosamento do empreendedor com a oportunidade. Não deve haver uma falha fatal no empreendimento que possa por si só, tornar o negócio um fracasso.

A invenção de um novo negócio necessita de cuidado em selecionar a localização ideal, o equipamento, os produtos e/ou serviços, empregados, fornecedores e bancos. Livrar-se de precedentes, políticas, procedimentos e comprometimentos legais indesejáveis das empresas existentes.

Conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idades. Pesquisar novas patentes e licenciamento de produtos. Visitar institutos de pesquisas, universidades, empresas e participar de conferências, congressos, reuniões, eventos de entidades de classe. Estar atento aos acontecimentos sociais da sua região, tendências, preferências da população, mudanças de estilo e padrão de vida, hábitos dos jovens e dos mais velho.

Idéias não são necessariamente oportunidades. A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor. Nem sempre uma boa idéia é uma oportunidade de investimento Pode haver dificuldade em conseguir receptividade para a boa idéia pelo mercado. O produto deve atender a real necessidade funcionalidade, qualidade, durabilidade e preço.

Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde.

"o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização". José Dornelas

SORVETERIA DONA MARIA

(Nome escolhido em homenagem a Mãe do Sr. Socorro Silva)

Atendemos consumidores das classes A,B e C. O Mercado irá se dividir em duas partes: os clientes que irão na loja e os clientes que levarão o produto para casa. O mercado para estes produtos está diretamente correlacionado a duas variáveis básicas, preço e qualidade, sendo que o preço é requisito básico para a primeira compra e qualidade é requisito para que o produto seja bem aceito e sempre comprado por seus clientes. Se desejar atingir o público alvo da classe A, a qualidade será o fator mais importante. Se desejar atingir o público alvo da classe C, o preço será o fator mais importante.

Para se manter saudável nesse mercado vamos estudar a fundo nossa concorrência pois o que vale mais nesse ramo é o preço e o bom atendimento porque cada dia nossos consumidores buscam e se sentem bem quando recebem um bom atendimento.

Temos que sempre manter a qualidade e um bom preço para fixar todos os públicos.

Retornar o investimento significa que mensalmente sua empresa devolve parte do investimento que você fez inicialmente ou durante a vida da empresa. Esta parte que retorna, que paga o investimento feito, é o lucro acumulado no período. Verdadeiramente, o negócio só é viável se for capaz de retornar ou devolver o investimento realizado. Daí surge à expressão taxa interna de retorno. Significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com