TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese da Correlação de Forças

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

                                 Revisão Fundamentos -   Tese da correlação de forças

1 – Noção intelectual – IMP

R= O assistente social é concebido como um intelectual orgânico, podendo contribuir para uma nova correlação de forças, uma nova hegemonia: como consenso das classes dominadas e capacidade que a classe operária tem de conquistar a consciência de seus aliados na formação do novo bloco histórico. Essa linha de análise abriu caminho a novas ações, a partir do lugar de trabalho dos profissionais, situando a ação profissional concreta em uma perspectiva política.

2 – Intenção que articule geral e particular

R=  Parte da luta por novas relações sociais em todas dimensões da vida em sociedade. As relações entre ‘’clientela’’ dos serviços sociais, a instituição e o profissional são abordados como parte das relações de classe.

3 –  Trabalha a questão dos hicropoderes – intenção dos micropoderes.

R= A noção de poder é tratada a partir de sugestões de Gramsci, sobre os micropoderes dos aparatos institucionais. Detende a construção de estratégias profissionais vinculadas aos interesses dos trabalhadores.

4 – Correlação de forças – poder acesso da população ao saber sobre ela mesma.

R= O usuário procura o assistente social devido a um problema particular, que o encaminha para o lugar adequado, explica a origem do problema e passa as devidas informações.

5 – Texto não se dirige aos ‘’filósofos’’

R= Faleiros considera-o insuficiente para desenvolver a teoria e prática da profissão. Aquele debate é apreendido como mera manifestação de um ‘’formalismo elementar’’, considera a metodologia como um equipamento para processar a realidade.

6 – Benefícios podem assumir uma forma autoritária ou de conquista

R= Quando cabe ao assistente social ter uma posição autoritária. Por exemplo, no momento de decidir se determinado usuário terá direito a algum benefício ou não.

7 – Autor trabalha com a ideia de ‘’empoderamento’’ (do usuário)

R= Segundo faleiros, o profissional passa informações para que o usuário possa assumir o controle de seus próprios assuntos, de sua própria vida e tomem consciência de suas habilidades e direitos. Fortalecendo o cliente, para o estímulo a práticas de coletivização e para a materialização dos recursos.

8 – Todavia, há um problema nesta tese

R= O assistente social precisa saber onde começa sua profissão e onde termina. Pois muitas vezes acabam sendo confundidos ou fazendo trabalho de outro profissional, muitas vezes de psicólogo ou advogado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com