TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toque de classicos

Por:   •  23/11/2015  •  Exam  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

1-De acordo com Weber, em “Toque de Clássicos”, os tipos ideais não são construções empíricas. Justifique essa afirmação.

Um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. O tipo ideal é utilizado como instrumento para conduzir o autor numa realidade complexa e o seu ponto de vista é apenas um, entre outros.

2- Discorra sobre a ação e ação social weberiana.

Ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem executa tal ação e orienta. Já a ação social envolve uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos assim como podem ser individualizados e conhecidos.

3- Para Weber, tanto a ação como a ação social possuem 4 ações fundamentais: racional em relação a fins, racional em relação a valores, relação afetiva e relação tradicional. Comente o enunciado.

A racional em relação a fins utiliza-se para atingir um objetivo previamente definido, lançando mão dos meios necessários adequados.

A racional em relação a valores o agente orienta-se por fins últimos, por princípios, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções, levando em conta apenas sua fidelidade a tais valores.

Na relação afetiva a ação é inspirada na emoção imediata, é orientada pelo ciúme, pela raiva ou por diversas outras paixões onde o sujeito elabora conscientemente os pontos últimos da atividade, sendo consequente.

E na relação tradicional os hábitos e costumes arraigados levam a que se aja em função deles,  situa-se no limite ou além do que Weber considera ação orientada de maneira significativamente consciente.

4- Por relação social entendemos o comportamento recíproco referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes que se orienta por essa referência. Essa relação social pode ser também efêmera ou durável. Quando uma relação social é efêmera ou durável?

Essa relação é efêmera quando pode ser interrompida, ser ou não persistente ou mudar radicalmente de sentido durante o curso e até passar de amistosa a hostil. Na relação durável, como o próprio nome diz, perdura-se por um longo período.

5- Como se dá a divisão do poder na comunidade, segundo Weber?

Divide-se em classes, estatamentos e partidos. Onde as classes correspondem a um número de pessoas um componente causal específico onde estes estejam representados por interesses lucrativos. Os estatamentos são comunidades ainda que, com frequência de caráter amorfo, condicionado a uma estima específica positiva ou negativa. E por fim, os partidos são uma socialização com um fim metodicamente estabelecido, objetivo e pessoal.

6-  Weber entende que o social se constrói a partir de ações individuais. Desta maneira, como ele justifica ser possível a continuidade da vida social?

Através da dominação ou produção da legitimidade, da submissão de um grupo a um mandato. Assim uma vontade manifesta do dominador influi sobre os atos de outros, em um grau consideravelmente relevante.

7- O processo de racionalização que ocorre na organização da comunidade religiosa reflete-se em suas concepções de mundo nas razões que são apresentadas para explicar aos fieis porque alguns são mais afortunados do que outros. A partir dessa afirmação descreva o problema da teodiceia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com