TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyota - Administração

Pesquisas Acadêmicas: Toyota - Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Vídeo – Toyota Rumo Ao Topo – ManagementTV – 2006 – Fonte: Youtube

Os bens produzidos pela Toyota são objetos de desejo entre milhares, a Toyota é hoje a montadora mais lucrativa do mundo, superando todas as concorrentes. Como ela chegou lá? Como superou as grandes montadoras? E como conseguiu com alta qualidade e alto volume de produção? A resposta está na estratégia administrativa adotada pela Toyota.

O vídeo descreve algumas destas estratégias usadas na linha de produção e na fábrica do Texas, para que pudesse entrar no mercado norte americano de pick-ups concorrendo com as três grandes: GM, Ford e Chevy. Essas estratégias administrativas foram as responsáveis para que a Toyota atingisse o patamar de empresa global, mantendo a qualidade e unificando o processo no mundo.

Em seus aproximadamente 50 minutos, mostra diferentes fábricas ao redor do mundo, inclusive os centros de treinamento específico para pintura e montagem interna, onde são treinados os “líderes de equipe” que por sua vez treinam os trabalhadores na linha de produção para que seja mantida a unidade do processo e a qualidade. Para se inserir neste mercado fechado, que é os Estados Unidos, os administradores desenvolveram artifícios bem inteligentes para que diferentemente dos anos 80, onde os trabalhadores americanos repudiavam a produção japonesa, a montadora e seus produtos fossem aceitos. Usando a mão de obra local, mesmo que não qualificada, fizeram com que houvesse geração de emprego na comunidade, aquecendo o mercado local, e fazendo com que a população se sentisse útil e valorizada. Depois foram contratados membros influentes da sociedade texana, para que fossem fornecedores da montadora, criando assim credibilidade com a comunidade. Mostra também que o treinamento é à base da manufatura, pois o vídeo indica claramente que foram contratados funcionários que nunca haviam trabalhado com este tipo de produção, e apesar do começo lento, a produção começou bem, fazendo com que o funcionário e a empresa se sintam parte de um todo, promovendo o impressivo crescimento da empresa que no ano em que o vídeo foi publicado vendeu 9,5 milhões de unidades.

Na minha opinião o vídeo deixou claro, assim como foi dito em aula,que a parte criativa e produtiva são importantes, mas a boa administração é o “vento que move o barco”.

Uma postagem muito interessante, pois podemos perceber como a TOYOTA deixou de ser apenas uma empresa japonesa para se tornar uma empresa verdadeiramente global, utilizando processos e sistemas originalmente desenvolvidos por eles. Vontade de dar certo, muito trabalho e boa administração é a chave do sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com