TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Dirigido Lessa

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO

Campus de Guarapuava

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Serviço Social

A

ESTUDO DIRIGIDO

CURSO

Serviço Social

DISCIPLINA

Trabalho e Questão Social

PROFESSORA

Angela Maria Moura Costa Prates

TEXTO

LESSA, Sergio. Para compreender a ontologia de Lukács. Alagoas: UFAL, 2004; Disponível em http://www.sergiolessa.com/files/Ikursk3edV2.pdf . Acesso dia 01 de fevereiro de 2015 (p. 7-25);

  1. Qual é a relação da história de Ikursk com o texto de Engels?

No texto de Engels, relata a história sobre a evolução do macaco em homem, na qual para sobreviver sente a necessidade de adaptar-se ao meio em que vivia tomando consciência de seus atos a partir daí começa a planejar ações, aprimorar seus conhecimentos. Já no texto de lessa conta a história de ikursk um homem medroso que para não lutar com um tigre cria um instrumento totalmente inutilizável. Oque podemos relacionar entre esses dois textos é a necessidade humana, a adaptação que através da evolução e do planejamento que se pode alcançar resultados e meios favoráveis a sobrevivência. Além de ser uma continuidade de um texto para o outro, pois o primeiro fala sobre um processo de desenvolvimento eo segundo já da exemplos desse desenvolvimento.

  1. Quais são as três esferas ontológicas distintas? Explique cada uma delas.

Esfera Inorgânica cuja a essência é o incessante tornar se outro mineral. Esfera biológica é repor o mesmo da reprodução da vida. Esfera do ser social q se particulariza pela incessante produção do novo.

  1. O que diferencia a esfera do ser social das outras duas esferas e por quê?

Trata-se da consciência do seu “em si”. Em outros termos é a capacidade do gênero de se reconhecer “enquanto gênero em processo de construção”; “gênero que se reconhece na sua própria história”. A esfera do ser social se caracteriza pela finalidade de “pôr-o-novo”.

  1. Qual foi o processo analítico de Ikursk?

Conclui q o tigre é um perigo, analisou como construir um machado e construiu o machado. Esse processo analítico somente o homem é capaz .

  1. O que significa ontologia do ser social?

Estudo do ser, consiste em uma parte da filosofia que estuda a natureza do ser a realidade procurando determinar as categorias fundamentais e as relações do ser enquanto ser.

  1. Qual é a relação existente entre as três esferas ontológicas?

Articulada interdependente distintas ao mesmo tempo, sem esfera inorgânica não há vida, sem vida não há ser social, essa processualidade evolutiva é responsável pelos traços de continuidade q articulam as três esferas entre si.

  1. Momento predominante...

momento da evolução do homem da transformação do macaco em homem.

  1. Para Lukács, o que é trabalho?

Segundo lukács, a idealização antes do objeto é o processo de trabalho, ele pensa , idealiza com uma finalidade a exteriorização o objeto pronto é o fruto do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com