TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo 4 Semestre Administraçao

Casos: Trabalho Em Grupo 4 Semestre Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O trabalho a seguir ira apresentar uma breve fundamentação teórica de três autores sobre Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário, seguindo de uma entrevista realizada na empresa Black Tie Concept.

Assim concluindo com á analise das informações coletadas e identificação de seus problemas.

Desenvolvimento

ETAPA 1

Administração Financeira e Orçamentaria

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças, estando diretamente ligada à Administração, Economia e Contabilidade.

Nesta área nossos fundamentos estão baseados nos autores abaixo descritos, em trechos que resumem nossos comentários, podendo ser interpretada e analisada da seguinte forma:

Segundo Lima Netto (1978) a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc., tudo necessita de certo cálculo financeiro.

Segundo Gitman (2002) a administração financeira refere-se as obrigações do administrador financeiro em uma empresa. Eles são responsáveis por administrarem as finanças de qualquer tipo de empresa, grandes ou pequenas, financeiras ou não financeiras, públicas ou privadas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos. Os administradores financeiros executam uma diversidade de tarefas, como

orçamentos, administração do caixa, previsões financeiras, administração do crédito, análise de investimentos e captação de recursos. Ainda para Gitman (2002) com as mudanças no âmbito econômico nos últimos anos, aumentou a importância do administrador financeiro, junto às dificuldades e responsabilidades.

Para Sanvicente (1987) as prováveis maneiras de se diferenciar a função financeira é organizar as áreas que demandam tomadas de decisões pela alta cúpula. O administrador financeiro, ou outra denominação relativa ao cargo, vice-presidente financeiro, diretor de finanças, controlador, gerente financeiro, tesoureiro, é a pessoa ou um grupo de pessoas preocupadas com:

(1) A obtenção de recursos monetários para que a empresa desenvolva as suas atividades correntes e expanda a sua escala de operações, se assim for desejável;

(2) A análise da maneira (eficiência) com a qual os recursos obtidos são utilizados pelos diversos setores e nas várias áreas de atuação da empresa.

Mercado de Capitais

Um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Gostaríamos de citar os seguintes trechos de três autores:

“Um conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores.” (Vasconcellos, Alexandre);

De acordo com Fortuna (2011), “o SFN procura proporcionar condições entre os fluxos de recursos satisfatórios entre os poupadores e investidores”. Com base nesse objetivo, quando nós investimos ou poupamos dinheiro através de instituições financeiras estamos ligados ao Sistema Financeiro Nacional. São estes agentes que permitem o crescimento econômico do país, bem como, permitem a elevação ou diminuição das taxas para os investidores, bem como para os poupadores.

Para Assaf Neto (2012, p. 39) “O Sistema Financeiro Nacional pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visa, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários”.

As atividades vinculadas ao Sistema Financeiro Nacional podem ser alteradas ou modificadas, assim por ser uma área em constante mutação, devemos conhecer e acompanhar quais são os programas lançados pelo Governo, e analisar qual a instituição que melhor pode auxiliar a sua organização de forma a favorecer o crescimento e o desenvolvimento.

A instituição que regulamenta os recursos financeiros entre os agentes superavitários e os deficitários no Brasil. Porém é importante ressaltar que em cada país, há instituições e órgãos específicos que permitem a organização do mercado financeiro.

Para entender as diferenças do sistema financeiro em outras nações, Rosseti (1997 apud PINHEIRO, 2012) apresenta os seguintes aspectos:

*Os padrões com que as instituições normativas interferem nas regras de intermediação;

*A diversidade das instituições de intermediação e de suas carteiras operacionais;

* A estrutura dos ativos financeiros, monetários e não monetários, quanto a taxas de participação de cada um deles no estoque do sistema como um todo;

* Os graus de abertura em relação ao sistema financeiro internacional.

Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

Direito Tributário

Segmento do direito financeiro que define como serão cobrados dos cidadãos os tributos e outras obrigações a ele relacionadas para gerar receita para o estado. Tem como contraparte o direito fiscal ou orçamentário, que é o conjunto de normas jurídicas destinadas à regulamentação do financiamento das atividades do Estado. Direito tributário e direito fiscal estão ligados, por meio do direito financeiro, ao direito público.

Como fundamento de nossa ideias sobre o Direito Tributário serão utilizadas as seguintes citações:

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com