TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria Política Contemporânea

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Teoria Política Contemporânea

Professor: Ray Renan Silva Santos

Aluno: Bruno Eduardo Tavares de Lima

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

SOUSA - PB

2022

        Logo de início, Levin afirma que a direita e a esquerda apresentam, de fato, pontos de vista diferentes, e que a nossa vida carrega traços para as questões que as dividem e formam os grandes debates políticos. Como forma de definir a esquerda e direita pela história de Edmund Burke e Thomas Paine, já que vivenciaram excessivas crises políticas e apresentaram um meio de refletir acerca da mudança política (Burke direitista; Paine esquerdista).

        Entre os anos de 1770 e 1800, muitos dos debates que temos nos dias de hoje se iniciaram e desenvolveram. A revolução Americana juntamente com a Revolução Francesa, atribuíram estes debates juntamente com a ascensão da Filosofia, trazendo pequenos fragmentos para o surgimento da política moderna, assim como, jacobinos e girondinos, ou um partido do progresso e um partido da conservação, possuindo afinidades com o corpo político dos dias atuais, e considerando informes para esta divisão. Bunker passou um período da sua carreira defendendo as reformas do governo inglês e esforçando-se para mudar a imobilidade da política inglesa, mas que, depois, se tornaria um defensor das políticas tradicionais inglesas. Seus argumentos reformaram e conservaram a tradição inglesa, que estavam na avidez de seus pensamentos. Thomas Paine foi sempre questionado de seus conhecimentos e ideias políticas por alguns acadêmicos como sendo “pouca seria”, devido a sua mínima educação e que não lia opiniões de outras pessoas, pensava apenas em si. Graças a sua retórica, ele conseguia colocar grandes pensadores políticos em intensas questões que poucos podiam. Seus princípios políticos avaliavam, como os regimes apoiavam os mais básicos preceitos humanos (Senso comum), assim davam mais ênfase que os textos e falas de Burke.

        Bunker aprendeu que a vida é mais complexa na prática que na teoria, trazendo uma base para suas futuras teorias. Acompanhou o desejo de se tornar um grande intelecto na cidade de Londres, em que, escrevia sobre as questões públicas, por meio de panfletos que dominavam a cidade, assim, começou a criticar autores através destes panfletos sobre os mais diversos assuntos. Ele argumenta que a natureza humana se baseia no preparo emocional e que, o governo deve funcionar conforme as tradições da vida em sociedade, a política deve responder mais do que apenas argumentos frios. Bunker adentrou na vida política e contribuiu para auxiliar a Grã-Bretanha a passar as sucessões de crise que a cercava. Mesmo não tendo um grande poder de voz, a cada momento que se fazia presente, foi ganhando destaque e se tornando uma figura forte da política inglesa. Seus panfletos mostravam a sua imensa capacidade de retórica e uma grande visão do contexto político-social, que passavam para o leitor uma vasta segurança em suas palavras, dessa forma, se tornando um grande reformador das políticas inglesas; reagindo a inadequada interferência da coroa. Se colocou drasticamente em confronto com os defensores americanos da independência, onde negou as mais básicas exigências dos direitos e princípios, já que acreditava na relevância dos direitos políticos e, que não podem ser desagregados dos deveres em sociedade.

        Thomas Paine conheceu Burke no final dos anos de 1780, quando Burke era difícil de compreender (para quem não o entendia antes), assim, dando a chance de se ter um antagonismo entre os dois pensadores. Paine teve uma vida simples e teve que se esforçar para construir seu nome, apesar das perdas da esposa e filho, criou forças para se reconstruir como coletor de impostos, dessa forma, adquiriu a noção da corrupção contida no governo e a exploração de trabalho. Como forma de se mostrar contra tais atitudes, expõe os casos escritos no formato de panfletos, sendo recebidos com bastante euforia. Acabou falido. Todavia, mudou-se para a Filadélfia, graças a um encontro com Benjamin Franklin, que lhe deu destaque na superioridade pública. Pain detém de uma grande habilidade teórica de conhecimentos liberais iluministas, com sua simplicidade em transmitir conhecimentos e, da noção de que, o caminho certo, se dá pela exposição das ideias chaves. Ele não estava certo de sua posição política, mas consoante que os acontecimentos davam aparência à revolta americana, admitiu que não poderia acontecer de forma justa e começou a trabalhar em prol da independência, seguiu assim, de várias formas, com o apoio a causa americana, na separação dos Estados Unidos da Grã-Bretanha. Finais dos anos de 1775, terminou o panfleto no qual era uma investida à Coroa inglesa, com uma linguagem simples que chama a atenção do leitor, favorável a um governo eleito pelo povo. Rapidamente se tornou o líder da batalha retórica, com o intuito de um governo representativo e as pessoas sendo livres e iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com