TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho academico projeto

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO        03

2. JUSTIFICATIVA        05

3. OBJETIVOS        06

3.1 Geral.................................................................................................................... 06

3.2 Específico............................................................................................................ 06

4. PÚBLICO-ALVO... ................................................................................................ 07

5. METAS A ATINGIR..............................................................................................  07

6. METODOLOGIA..................................................................................................  07

7. RECURSOS HUMANOS....................................................................................... 09

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS.................................................. 09

9. AVALIAÇÃO................................................................................................................ 09

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO .......................................................................10

11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA......................................................................11



1. APRESENTAÇÃO

Neste projeto buscaremos realizar um estudo da realidade territorial do Município de Bom Jesus da Lapa- BA, iniciado de uma leitura de pesquisa no CRAS (Centro de Referência de assistência Social) do Bairro Cavalhada, sobre o Estatuto do Idoso, tendo como objetivo levar aos usuários o esclarecimento sobre o Conselho Municipal do direito do Idoso (CMDI)

         Bom Jesus da Lapa localizada a 796 km de Salvador, capital da Bahia, é uma cidade turística religiosa por conter a primeira maravilha do Brasil o morro do Bom Jesus, uma igreja católica de pedra que recebe romeiros a mais de 300 anos, hoje sua população chega a 65.148 habitantes, e com índice elevado de demandas apresentadas no contexto social.  

Durante o estágio supervisionado III tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a realidade dos bairros de abrangência do CRAS, sendo eles Nova Brasília, Cavalhada, Centro, São gotardo e Beira Rio. Por meio das visitas domiciliares, dos atendimentos dos profissionais, de grupos de convivência, do contato com as famílias durante o cadastramento no CRAS, isso foi possível identificar alguns problemas relacionados à realidade das pessoas idosas em situação de desconhecimento do conselho Municipal do direito do Idoso e ate mesmo da violação dos seus direitos como cidadãs. Portanto este projeto justifica-se a importância do fortalecimento dos vínculos dos grupos de convivência da pessoa Idosa.

2. JUSTIFICATIVA 

A proposta deste projeto é uma iniciativa da aluna de Serviço Social e estagiária do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que tem por objetivo promover um encontro entre a equipe do CRAS e os Idosos para uma apresentação sobre o esclarecimento e conhecimento do conselho municipal do direito dos idosos com vinculo ao grupo de convivência do CRAS sobre, o Estatuto do idoso e o CMDI, enquanto o esclarecimento aos usuários, visando a orientação dos mesmo dos seus direitos e deveres, Vale ressaltar que o idoso é parte integrante e imprescindível da dinâmica social e são sujeito de direitos, autonomia e identidade. Levando em conta que a Constituição Federal de 1988 trouxe avanços no âmbito dos direitos sociais e garantiu a participação popular e o exercício do Controle Social nas Políticas Publica. § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso. 

Art. 7o Os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso, previstos na Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994, zelarão pelo cumprimento dos direitos do idoso, definidos nesta Lei.

 

O Art. 3o  da Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994 do ESTATUTO DO IDOSO

Afirma que:

        

 I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;

Bom Jesus da Lapa – BA enfrenta grandes problemas com a existência de falta de conhecimento da pessoa idosa e esclarecimento dos seus direitos, gerando assim uma necessidade de realizar um projeto de intervenção voltado para o Idoso. No qual levamos em conta que foi a partir da Constituição Federal de 1988, onde se deu a largada de um processo novo para a efetivação dos direitos estabelecidos, nos quais aprovam em 1993 a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social que realiza a PNAS – Política Nacional de Assistência Social e prevê a implantação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. E julgando necessário assegurar a proteção social às referidas famílias, instalou-se nessa cidade a Secretaria de Assistência Social, contribuindo assim para a consolidação de ação governamental municipal por meio de articulação dos programas sociais, tendo como o CRAS a referencia para encontros de grupos de convivência da pessoa Idosa que buscam promover uma melhor qualidade de vida, assegurando-lhes as necessidades básicas e o esclarecimento dos seus direitos como cidadãs. O CMDI é um órgãos de caráter deliberativo e paritário que tem a finalidade de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social, zelando assim, pela implementação e pela efetivação do SUAS. Assim,quero desenvolver o presente projeto de esclarecimento, e levando ao conhecimento  aos usuários o conhecimento do CMDI da  cidade de Bom Jesus da Lapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com