TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA

Casos: UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA

Na década de 90 o meio ambiente foi bem apresentado, não por determinação nossa, mas porque os acontecimentos quase saem da nossa autoridade. A ecologia profunda vê os seres humanos como apenas uma seqüência da vida. Reconhece que estamos todos ligados à natureza e somos dependentes dela. Alguns pesquisadores não preservam a natureza, mas destrói: físicos criam armas que ameaçam destruir a vida do planeta; químicos contaminam o clima; biólogos criam novos e desconhecidos microrganismos das futuras gerações sem medir as conseqüências, cientistas torturam animais em nome do progresso científico. Essas experiências sem dúvidas é uma maneira de introduzir modelos éticos na ciência, lembrando que a ciência não conhece limites nem respeita fronteiras, avança sempre na busca de desafios e novos conhecimentos.

As discussões sobre o ensino de Ciências na ultima década tem evidenciado uma forte preocupação dos educadores com os propósitos das disciplinas cientificas no ensino em médio. Parece haver uma insatisfação com os resultados obtidos ou uma incompatibilidade de pretensões. De um lado vemos a escola tradicional formando indivíduos mais aptos a aceitar regras e valores desestimulando o questionamento, a reflexão, investigação e a construção de novos conhecimentos. Do outro uma Sociedade que impulsiona o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, demandando transformações de hábitos e, até éticas e morais.

Nas escolas a Ciência é transmitida sem divergências sem investigação, porém sem pesquisa a instituição não possibilita o estudante o hábito de experimentar o conhecimento, tornando o ensino da disciplina apenas como decoreba, ou seja, de apenas identificar o que é certo (a distinguir o "correto" do "errado", o "bem" do "mal"); diferente das situações que ele se depara no cotidiano.

A formação oferecida pelas Ciências pode oferecer uma concepção de combinação crítica, proporcionando ao sujeito informações e ligações próprias dessa área. Através do aprofundamento que tais elementos recebem, o individuo terá facilitado seu caminho na busca de uma visão mais ampla do mundo. Mas, a formação da consciência está na possibilidade da experiência vivida. No movimento dos indivíduos na sociedade. Então, a formação científica colabora, mas não forma consciências. O sujeito ao apropriar-se das informações através de sua maneira bastante particular é que irá construir sua consciência. Mas para que tais informações façam sentido para estes indivíduos, há que se apresentar aos mesmos uma ponte entre sua realidade e como esse conhecimento está relacionado na sociedade e como este foi elaborado. O conhecimento produzido nas Ciências não é um caso a parte, mas está na construção da cultura humana. A racionalidade que permeia o pensar científico é uma postura ao se olhar para o mundo. Ao limitar a visão de mundo apenas através da ótica da racionalidade, perdemos outras dimensões que compõem o universo humano e que definem sua cultura, sua construção e reconstrução do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com