TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Desafio Profissional

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                   

                   

Faculdade Anhanguera

Taguatinga – DF

Serviço Social

Família e Sociedade, Serviço Social Contemporâneo, Leitura e Produção de Texto, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Tecnologia da Informação e da Comunicação

Ana Maria Gomes de Oliveira

RA: 4573906934

Darlei Antonio Cabral

RA: 1711275856

Erika Dayanne Teodoro Faria Ferreira

  RA: 1299113023

Iara de Fátima Laurentino

RA: 4932933318

Neide Maria Anselmo

RA: 4926921952

Implantação de um Sistema de Informação destinado a armazenamento de dados da área social

Tutora a Distância: Luciana Mazzaroti

                                     Tutora Presencial: Adriana Alves

Taguatinga/DF

01 de Junho de 2016

Ana Maria Gomes de Oliveira

RA: 4573906934

Darlei Antonio Cabral

RA: 1711275856

Erika Dayanne Teodoro Faria Ferreira

  RA: 1299113023

Iara de Fátima Laurentino

RA: 4932933318

Neide Maria Anselmo

RA: 4926921952

   

Implantação de um Sistema de Informação destinado a armazenamento de dados da área social.

           

                                                                                            Projeto apresentado na disciplina                    de Família e Sociedade, Serviço Social Contemporâneo, Leitura e Produção de Texto, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Taguatinga - DF

2016

  1. INTRODUÇÃO

A família se configura como uma instituição notadamente vinculada às transformações ocorridas nas sociedades, visto que, tais mudanças afetam diretamente a dinâmica familiar, sua estrutura, sua cultura, condições socioeconômicas entre outras.

Desta forma, a compreensão do significado desta organização no contexto social nos desafia a refleti-la e compreende-la dentro de suas complexidades e na corrente de transformações pelas quais tem passado.  

Na sociedade contemporânea, a família vem passando por profundas transformações, que dentre outros fatores impõem mudanças que afetam os laços familiares e apresentam diversos formatos, dentre os quais podemos apresentar: famílias monoparentais nas quais são chefiadas por um único genitor e seus filhos não adultos; famílias extensas, onde se agrupam avós, primos, tios e pessoas com outro tipo de parentesco. Porém, é importante perceber que ainda hoje, o modelo de família mais comum é a nuclear, que é composta por cônjuges e filhos do mesmo relacionamento. Este formato ainda é colocado muitas vezes como a família tradicional, modelo que serviu por muito tempo como ideal.

Na realidade, ainda carregamos resquícios do modelo patriarcal de família, que foi evoluindo até a constituição do modelo nuclear. Consideramos que os “arranjos familiares”, ou “as novas maneiras de ser família” não são contrapostos ao modelo nuclear de família. Nesse sentido, eles são apenas diferentes formas de expressão da família. (OLIVEIRA, 2009)

É importante perceber que a estrutura organizacional de uma determinada família, não significa necessariamente um indicativo que determina a forma como se dá as relações em seu interior, visto que, cada família precisa ser compreendida dentro do seu próprio contexto, levando-se em conta sua história e sua cultura.

Neste sentido, compreende-se que na medida em que ocorrem tais mudanças nos formatos familiares também surgem novas expressões da “Questão Social” e por consequência são apresentadas novas demandas para o Serviço Social, onde o Assistente Social é requisitado a apresentar diferentes estratégias de ações, abordagens e perspectivas de respostas a tais demandas.

Para o atendimento às crescentes demandas imposta pelas transformações societárias, o assistente social precisa se apropriar dos diversos recursos e instrumentos que o auxiliem no desenvolvimento do seu trabalho.

O instrumento do sistema de informação que se caracteriza como Tecnologias da Informação - TI, apresenta importante suporte para a sistematização de dados. Neste sentido:

Esse recurso pode oferecer uma importante contribuição para o(a) profissional em sua tarefa de articular as diversas mediações no seu campo de atuação. Ou seja, mais do que um instrumento a ser utilizado no exercício profissional, as TI podem ser também entendidas como um elemento que potencializa outras dimensões já previamente existentes. A apropriação desse recurso pode permitir a otimização de competências e habilidades na atuação junto às expressões da questão social nas diferentes políticas sociais. Para isso, é necessário não sucumbir ao caráter instrumental de absorção e manuseio de recursos proporcionados pelas tecnologias da informação, em seu viés tecnicista e gerencial. (VELOSO, 2010).

Sendo assim, o presente trabalho tem como proposta a implantação de um sistema de informação com capacidade para armazenamento e sistematização de dados referentes aos atendimentos realizados pelas Secretarias Municipais de Assistência Social de todo o estado.

O referido instrumento terá capacidade para abarcar dados como:

  • Números de famílias atendidas;
  • Números de idosos atendidos;
  • Números de crianças e adolescentes atendidos;
  • Número de pessoas com deficiência atendidas;
  • Número e tipo de demandas existentes;
  • Tipos de serviços prestados a vários segmentos, como: população em situação de rua, indígena, afrodescendente, LGBT em outros.
  • Deverá conter ainda, capacidade para armazenar outros dados relevantes que possibilite serem realizados levantamentos e mapeamentos futuros conforme necessidade.
  1. JUSTIFICATIVA

A Tecnologia da Informação se configura como um recurso capaz de potencializar o trabalho do Assistente Social, bem como, das equipes multiprofissionais, na medida em que favorece a produção de perfis de usuários e de atendimentos, estatísticas, relatórios e avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com