TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma nova visão da realidade social

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA

POLO TUCURUÍ

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

 FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

GUPO: GARANTIAS DE DIREITO

             Alexsandra Bezerra do Nascimento          RA: 9904003526

             Marilza Rodrigues da Costa                      RA: 1299105196

             Claucineia Arnaud Rodrigues                    RA: 8554885746

             Kleber Mourão                                           RA: 8738113327

             Solinete Rodrigues da Silva                      RA: 8739127699

Tucuruí,PA

2014

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional da Universidade Anhanguera- UNIDERP –Centro de Educação a Distancia Polo Tucuruí, sob a orientação da Tutora Nilda Quintino.

                                           

Tucuruí,PA

2014

1 - Uma nova visão da realidade social

Diante de tantos problemas sociais houve a necessidade de reformular a pratica do serviço social, pois já não mais era aceito pela sociedade e os movimentos sociais que só atuavam no problema sem procurar a causa.

O Movimento de reconceituação trouxe para o serviço social uma nova visão, fazendo com que fossem criadas políticas publicas que tratasse os problemas de forma coletiva, tirando a visão de assistencialismo.

Na década de 80 o Brasil passou por varias transformação políticas e a força dos movimentos sociais contribuiu para estas mudanças, como o movimento das DIRETAS JÁ.

Estas mudanças não foram fáceis, pois a classe dominante, ou seja, o capitalismo não tem interesse em resolver o problema, mas diante das manifestações, das lutas de classes isto se fez necessário para que pudessem acalmar os ânimos.

Percebemos que a prática do trabalho social encontra-se na contradição pois, tem que atender as demandas do proletariado, mas o profissional de serviço social é  trabalhador dependente do sistema capitalista e sua vontade pois é quem paga seu salário.

A função do Serviço Social é transformar e libertar a classe dominada diminuindo assim as desigualdades sociais.

O maior ganho das lutas sociais na década de 80 foi a garantia de seus direitos na Constituição Federal de 1988, que diz:

 Art. 203 - A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;

III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;

IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à       própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

 O Código de ética aprovado em maio de 1986 pelos então Conselhos Federal de Assistentes Sociais; Diz na sua introdução, "a nova ética é resultado da inserção de categoria profissional na luta da classe trabalhadora”.

2-A Questão Social

Após o movimento de reconceituação os avanços foram muitos, e os profissionais de serviço social tiveram uma visão mais ampla, passando a ter como objeto do serviço social a questão social.

“O Serviço Social sendo um trabalho, e como tal de natureza não liberal,tem nas questões sociais a base de sustentação da sua profissionalidade e sua intervenção se realiza pela mediação organizacional de instituições públicas, privadas ou entidades de cunho filantrópico.” (GUERRA, p.18).

Trabalhar a questão social requer muito estudo e cautela, pois é muito difícil trazer para o cotidiano tudo que estudamos de acordo com as leis e código de ética.

Com a globalização e os avanços da tecnologia é cada vez mais o numero de multinacionais instaladas em nosso país, sendo assim muitos trabalham para poucos usufruírem destas riquezas é o capitalismo cada vez mais forte.

A questão social não é senão as expressões do processo da formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão. ( Carvalho e Iamamoto, 2000, p.77) 

Diante de tudo isto os movimentos sociais lutam cada vez mais para terem seus direitos respeitados é neste momento que fica mais evidente as lutas de classes onde observamos o trabalho infantil, a violência, a baixa escolaridade da classe subalterna, assim o capitalismo mostra cada vez mais o seu poder.

Durante um período os movimentos sociais enfraqueceram mais nunca deixaram de existir e muito menos perderam a importância, pois é através dos mesmo que o estado sente-se pressionado a fazer políticas publicas para tranquilizar os ânimos e manter a ordem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com