TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Telhado Verde

Ensaios: Uso De Telhado Verde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 8

1 USO DE TELHADOS VERDE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O uso do telhado verde se resume na aplicação e utilização do solo e da vegetação sobre uma camada impermeável nas lajes e telhados convencionais de casas, prédios residenciais, comerciais entre outros, objetivando melhorar o conforto termo acústico dos imóveis, estabilizar a umidade do ar, economizando energia mantendo relação entre as edificações e o meio ambiente.

Esse telhado é conhecido em várias regiões do mundo, assim como a qualidade no isolamento térmico, ajudando a impedir a penetração do calor em climas quentes, essa diferença pode ser notada também na redução do consumo de energia elétrica com a diminuição da utilização de ar condicionado, ventiladores e umidificadores.

Esse sistema construtivo ainda é tímido no Brasil, sendo mais usado em São Paulo e no Rio Grande do Sul, também já se encontra com menor frequência em cidades como Rio de Janeiro, Goiânia.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa tece considerações a respeito do uso do eco telhado em edificações na região Norte do Estado de Goiás. Caracteriza-se pelo cultivo de plantas sobre lajes ou telhados que precisarão de impermeabilização e de drenagem adequados trazendo uma variedade de benefícios na adoção do sistema para o meio ambiente, para a sociedade, contribui para a estética do meio urbano entre outras. Dentro desses benefícios vamos focar nosso trabalho para a redução de temperatura interna das edificações do Norte goiano afim de conseguir uma diminuição do consumo elétrico.

3 PROBLEMATIZAÇÃO

As cidades que se encontram em constante crescimento deparam-se com as consequências do seu desenvolvimento descomedido e dos problemas ambientais gerados por este. Toda a construção inserida em um meio afeta este, seja em questões perceptíveis ou não, de modo imediato ou não.

É a partir dessa análise que surge o principal questionamento desta pesquisa: o uso de telhados verdes em construções na região norte do Estado de Goiás pode reduzir significativamente o consumo de energia elétrica, cooperando com a sustentabilidade do meio ambiente?

4 OBJETIVO

Este projeto de pesquisa tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da pesquisa cientifica e suas aplicações na área de engenharia civil. Abaixo, seguem os objetivos gerais e específicos do projeto.

4.1 Objetivo geral

Estudar a viabilidade do uso de telhados verdes em construções na região norte do Estado de Goiás para redução significativa do consumo de energia elétrica cooperando com a sustentabilidade do meio ambiente.

4.2 Objetivos específicos

Mostrar a viabilidade na utilização do telhado verde em cidades do norte do estado de Goiás, suas vantagens e desvantagens.

5 JUSTIFICATIVA

O consumo brasileiro de energia vem crescendo ano a ano (BEN, 2009 ), e isso está diretamente relacionado com as alterações que já vem sendo observada. Tal alterações se deve a um alto grau de morte de árvores em todo globo e por consequência intensifica o aumento da temperatura principalmente nos centro urbanos. Árvores estão morrendo mais rápido do que costumava ocorrer em muitas regiões, seja por causa do grande fluxo de construções civis como em alguns casos a mudança do clima, especialmente o calor e a seca, parece ser o gatilho. Mortalidade maior de árvores, migração de espécies, extinção. Esses são alguns dos piores prognósticos para o que vai acontecer com a biodiversidade do planeta diante do aumento da temperatura e das mudanças do clima.

A morte de árvores tem um efeito ainda mais problemático que é a realimentação do efeito estufa, o principal responsável pelas mudanças do clima. As florestas absorvem uma quantidade enorme de carbono em seus troncos, folhas e debaixo do solo. Quando elas morrem, isso acaba sendo eliminado para a atmosfera, aumentando a concentração de gases de efeito estufa.

De toda esta energia consumida no Brasil, 44,98% vão para as edificações residenciais, comerciais e públicas; sendo 22,32% desta energia correspondente ao setor residencial, isto é, praticamente a metade.

O estado goiano possui um clima tropical semiúmido , calor intenso e períodos de seca. Basicamente, há duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro. A média térmica é de 26 °C, e tende a subir nas regiões oeste e norte, e diminuir nas regiões sudoeste, sul e leste. As temperaturas mais altas são registradas entre setembro e outubro que podem chegar a 40 °C. Esse quadro leva o aumento do uso de equipamentos que melhorem a umidade do ar e a diminuição das elevadas temperatura nas épocas do ano. Resultando em um aumento significativo do consumo energético no estado de Goiás.

Diante desse contexto, o desempenho dos telhados verdes é significativo em relação à economia de energia, pela sua capacidade de melhorar o isolamento térmico dos edifícios. Por essas características acaba ajudando não só na diminuição de energia mas também na redução nos gastos destes materiais, pois a cobertura de uma edificação é um ponto vulnerável para a perda de calor. Além de melhorar o clima e a umidade do ar, com ele há, também, uma recuperação, que seja parcial que restabeleça a presença de vida nativa ao utilizar plantas nativas da região onde o telhado verde está inserido, de uma área perdida com a locação das edificações. Mesmo que seja para insetos e pássaros, o telhado verde funciona como um reforço do ecossistema. Um resultado desejado de qualquer projeto de construção seria uma paisagem e um ecossistema que são regenerados e aperfeiçoados como uma consequência de projeto. Mas se engana quem pensa que o uso desse telhado serve somente para resfriar o meio, ele é um ótimo isolante térmico devido suas camadas que podem ajudar a aquecer o meio e funciona como barreiras acústicas, diminuindo o volume do som de barulhos provenientes do exterior, que acabariam penetrando com mais facilidades na edificação.

Em Chicago (EUA) em um telhado coberto de asfalto convencional, a temperatura pode variar por 94º C ao longo de um ano. Os telhados verdes podem diminuir drasticamente isto. O Departamento de Meio Ambiente de Chicago descobriu que em um dia a 37º C, a temperatura na superfície de um telhado com asfalto chegou a 74º C, enquanto um telhado verde foi de apenas 29º C. O isolamento por um telhado verde pode cortar custos de resfriamento do ambiente, no verão, pela metade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com