TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORES DA CULTURA, INDIVÍDUOS E SOCIEDADE

Tese: VALORES DA CULTURA, INDIVÍDUOS E SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Ao se tratar de temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade, compreenderemos as definições de cultura, indivíduo e sociedade e também problematizaremos concepções da Sociologia no cotidiano.

1 OS SIGNIFICADOS DA CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura :

Do ponto de vista das ciências sociais sobretudo conforme a formulação de Taylor, a cultura é um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Essa definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo em questão. De acordo com Ralph Linton, “como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais são características de um grupo de indivíduos” Enquanto a definição de Taylor é muito genérica, podendo causar confusão quando se propõe uma reflexão mais aprofundada do que é cultura, outras definições são mais restritivas. Os autores debatem se o termo se refere mais corretamente a idéias (Boas, Malinowski, Linton), comportamentos (Kroeber) ou simbolização de comportamento, incluindo a cultura material (L. White). Vale lembrar que, em algumas concepções de cultura, o comportamento é apenas biológico, sendo a cultura a forma como esse conjunto de fatores biológicos se apresenta nas sociedades humanas.

Indivíduo e Sociedade:

Para o sociólogo alemão Norbert Elias, a noção de indivíduo deve ser analisada dentro de um contexto mais amplo que é a relação entre indivíduo e sociedade, quebrando qualquer possível dicotomia e/ou antagonismo entre os dois termos. Segundo Elias, o indivíduo não pode ser considerado em seu isolamento, tampouco a sociedade pode ser considerada substantivamente.

Elias fornece então sua compreensão sobre essa relação, inicialmente definindo o termo sociedade, tema que possui uma variedade de significados e nem sempre é definido de maneira clara, como uma rede de funções que as pessoas exercem umas sobre as outras de maneira interdependente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com