TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA

Seminário: VIOLÊNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

Por meio de pesquisas e entrevistas, liste as necessidades e sugestões do cidadão diante do tema escolhido. Depois, aborde os principais problemas que envolvem o tema.

Definição do tema: A VIOLÊNCIA

Necessidades dos cidadãos e/ou população em relação a criminalidade no Brasil e no mundo:

Não poder contribuir para diminuir a violência;

A população está sempre preocupada com a violência;

É preciso andar sempre em segurança para garantir o direito de ir e vir;

Hoje em dia as pessoas saem para trabalhar, mas estão sempre com medo com que possa acontecer;

A população do mundo inteiro clama por um mundo menos violento, espera-se que com o tempo possa viver com em paz ao invés de sermos dominados pelo medo;

Por que existe tanta violência no mundo?

Essa pergunta é difícil de ser interpretada. Existem vários fatores que contribuem para o crime.

Por que a criminalidade cresce cada dia?

A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessário também afirmar que a dimensão e a continuidade da existência destes fatores revelam o quadro estrutural da violência no Brasil. Este contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores importantes para convivência em sociedade.

Por que muitos jovens trocam o estudo pelo mundo do crime?

Infelizmente o sistema prisional e sócio-educativo do país não estão preparados para exercer uma política de recuperação de criminosos. Muitos dos presídios e estabelecimentos destinados aos adolescentes infratores tendem a se tornar escolas de aprimoramento da delinqüência.

Por que a polícia não consegue combater o crime no Brasil?

As autoridades de segurança pública de São Paulo também pensam em combater a criminalidade com programa de estímulo para os polícia. Uma das medidas questionadas em estudo seria o pagamento de bônus para aqueles policiais que trabalham em áreas onde a violência diminuir.

Por que hoje em dia criminosos possuem armamentos melhores que os da polícia?

A maioria das armas vêm de dentro do próprio país, inclusive armamentos da polícia estão indo parar frequentemente nas mãos de criminosos perigosos. É difícil manter uma confiança na segurança da forma que estamos chegando às esquinas onde e qualquer pessoa possa ser alguém que não podemos enxergar como um cidadão, e sim, um bandido.

Desenvolvimento dos tópicos(subtemas escolhidos)

Racismo;

Desigualdade Social;

Pirataria;

Racismo: hoje vivemos em um mundo completamente racista consigo mesmo. Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.

O Problema: ainda há muito comportamento fora do normal em relação ao negro no mundo.

O motivo: pessoas sem escrúpulos ainda insistem em querer ser superiores a esses aos outros, principalmente às de cor negra.

O que fazer: é preciso muito incentivo por parte dos governantes, de entidades em geral, buscando empregos e salários compatíveis ao salário de qualquer pessoa, independentemente de cor, raça e orientação sexual.

Desigualdade Social: Apesar de ser um país rico em recursos naturais e com um PIB (Produto Interno Bruto) e estando entre os 10 maiores do mundo, o Brasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. Um país rico, porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é bastante elevado

Desigualdade Social:

O Problema: renda da população mal distribuída.

O Motivo: mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece mal distribuída no Brasil, afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann. Ele apresentou números sobre a desigualdade na repartição de renda no Brasil durante seminário sobre a reforma tributária organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

O Que Fazer: subestimar o esforço realizado pelo atual governo na redução das disparidades na distribuição da renda em benefício dos seguimentos mais pobres da população somente pode encontrar explicação em falta de conhecimento ou má fé. Na contra mão do que vem ocorrendo nas grandes economias do mundo ocidental cuja concentração da renda tem aumentado, no Brasil as desigualdades tem diminuído.

Pirataria: O Brasil, assim como o mundo inteiro, vem pagando um preço alto pelos prejuízos financeiros e sociais provocados pela pirataria. O debate sobre como impedir que a sociedade siga arcando com essa conta é saudável e agrega alternativas para eliminar tal prática nociva no cenário nacional e internacional que além de prejudicar a economia ainda financia paralelamente uma diversidade de crimes.

O Problema: Desvaloriza o produto original e prejudica toda a sociedade.

Os Motivos: Alguns produtos originais têm preços absurdos, onde entra a cópia ilegal, as vezes idênticas porem com materiais diferentes (mais barato).

O Que Fazer: As marcas devem disponibilizar preços mais acessíveis a toda a população tanto as mais favorecidas quanto as mais pobres.

Relatório parcial com os subtemas escolhidos, a descrição do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com