TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA DE GÊNERO INTRAFAMILIAR: COMPREENDENDO E ENFRENTANDO O FENÔMENO.

Por:   •  12/4/2016  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

VIOLÊNCIA DE GÊNERO INTRAFAMILIAR: COMPREENDENDO E ENFRENTANDO O FENÔMENO.

Violência pode ser considerada ações que prejudicam ou machucam as pessoas.

Fenômeno da violência: dominação masculina, dominação patriarcal e relacional.

- Dominação masculina: é a dominação da mulher por parte do homem, sendo ela considerada vitima e também como cúmplice da situação de violência.

- Dominação patriarcal: sofre influência do Marxismo e feminismo, nessa dominação a mulher tem uma percepção autônoma, mas é vitima pelo controle masculino decorrente do patriarcado.

- Perspectiva relacional: a mulher é tomada côo cúmplice da situação de violência.

A atitude de violência tem como função a opressão, a exploração e dominação do sujeito. A mulher que sofre violência é vista como um ser sem autonomia, dependente e passivo.

Para Saffioti, mas do que dominação sob ponto de vista político e ideológico, tem também que considerar a dimensão econômica, e as mulheres não são cúmplices do homem.

A violência de gênero é um tipo é uma violência praticada pela pessoa que exerce a função patriarcal. Esse detém o poder para punir, mandar e controlar a conduta das diferentes categorias sociais.

Violência de gênero constitui elementos fundamentais das relações do poder existencial entre homens e mulheres, adultos e crianças. Está vinculada a distribuição desigual de poder.

As formas de violências que as mulheres vêm sofrendo ao longo dos tempos têm sido bastante diversificadas. Na cultura ocidental as primeiras criações institucionais (estatais e jurídicas) reprimiam as mulheres a condições de inferioridade e submissão .

No século XVIII, o iluminismo ofereceu uma nova concepção na esfera publica, sem distinção, os direitos eram a todos os cidadãos.

O tratamento de problemas relacionados à violência de gênero foi se transformando a partir da década de 80, contando com a luta feminista que, em termos gerais, busca por uma igualdade social para ambos os sexos.

Na década de 70 grupos de mulheres fundaram os primeiros abrigos para mulheres no Estados Unidos e ganharam fundos governamentais para mais abrigos e programas de assistência.

No Brasil, nos anos de 80, grupos de mulheres lideraram discussões sobre a temática da violência domestica.

A violência intrafamiliar gera situações que desencadeiam muitas vezes outros problemas com a sociedade tem se deparado como: uso de drogas, a depressão, a criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com