TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VITAMINAS DO COMPLEXO "B"

Relatório de pesquisa: VITAMINAS DO COMPLEXO "B". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

VITAMINAS DO COMPLEXO "B"

À medida que progrediam os estudos sobre as vitaminas, ficou evidente que todo o grupo de substâncias, provenientes da mesma fonte - os lêvedos - e solúveis em água, deveria ser classificado junto à vitamina B. Assim nasceu a denominação de complexo vitamínico B. A experiência clínica demonstrou mais tarde que as manifestações de doenças por carência de uma vitamina do complexo B podem ser curadas mais eficazmente se forem administrados, além da vitamina em déficit, outros componentes do complexo. As melhoras resultantes seriam devidas a uma "ação de complexo" mais completa do que a soma das ações individuais realizadas por cada uma das vitaminas.

Algumas das vitaminas do complexo foram designadas com números que seguiam a letra fundamentalmente (B1, B2, B3, etc.), porém na maioria dos casos receberam nomes especiais. O complexo B compreende as seguintes vitaminas: tiamina (B1), riboflavina (B2), ácido nicotínico (PP), ácido fólico, cianocobalamina (B12), piridoxina (B6), ácido pantotênico, biotina, inositol, colina e ácido paraminobenzóide. Alguns autores discutem a classificação da biotina e do inositol como elementos componentes do complexo B. Todas essas substâncias têm grande importância na alimentação do homem, porém somente algumas são realmente indispensáveis.

Tiamina (B1) ou aneurina - também chamada de vitamina antineurítica (neurite, inflamação de nervos), a tiamina é indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso. A carência de vitamina B1 determina sintomas diversos, principalmente nervosos, cardíacos de intensidade variável, de acordo com o grau de carência. Quando há falta de tiamina, o paciente sofre de diminuição do apetite, seguida de distúrbios gastrintestinais e de debilidade geral. Podem surgir logo alterações nos membros que levam a uma completa paralisia dos braços e pernas. A paralisia é causada por degeneração (polineuropatia) dos nervos. São observados também sintomas como nervosismo, fadiga, depressão, irritabilidade e distúrbios de comportamento e memória.

Nos casos mais graves ocorre a dilatação do coração, com aparecimento de palpitações, inchaços e falta de ar. Essa ocorrência leva a uma progressiva insuficiência cardíaca. Todas essas manifestações resultam sobretudo de o metabolismo dos hidratos de carbono ser alterado pela falta de vitamina B1.

A tiamina entra na constituição das enzimas que residem a formação e transformação do ácido pirúvico. O ácido pirúvico, por sua vez, é uma das substâncias intermediárias mais importantes para a realização das transformações bioquímicas das proteínas, das gorduras e, especialmente, dos hidratos de carbono. A falta de tiamina impede a sucessiva transformação do ácido pirúvico e, portanto, impede também a utilização das substâncias que dependem dele para serem aproveitadas pelas células a fim de satisfazerem suas necessidades energéticas. As células nervosas são as mais atingidas.

A vitamina B1 é encontrada no mundo vegetal: na palha de arroz, em frutas, em verduras, em cereais como feijão, lentilha, ervilha etc. Nos tecidos animais, ocorre sob formas químicas diferentes e é encontrada no leite, na carne e em ovos.

Riboflavina - o nome riboflavina advém do fato de que essa vitamina contém uma molécula do açúcar ribose e porque pertence a uma classe de pigmentos amarelos conhecidos pelo nome de flavinas. Esses pigmentos fazem parte integrante da estrutura das enzimas, as flavoproteínas, que asseguram o transporte do íon hidrogênio no interior de várias células. A riboflavina constitui fundamentalmente o grupo ativo do ''fermento amarelo'', identificado pela primeira vez por Warburg como o principal de toda a série de sistemas enzimáticos das mitocôndrias, estruturas responsáveis pela respiração celular.

A molécula dessa vitamina facilmente adquire e em seguida perde o hidrogênio. Participa na constituição de uma enzima respiratória indispensável e, portanto, encontra-se em todas as células. Quando a alimentação contém uma quantidade escassa ou é privada dessa substância, ocorrem lesões características dos olhos, como fotofobia e inflamação da córnea (queratite); ao nível da mucosa da boca e da língua surgem fissuras , vermelhidão dos lábios; a pele, às vezes, é atacada por dermatite seborréica.

No homem, essas manifestações são muito raras, não só porque a riboflavina é facilmente encontrada em vários alimentos (leite, ovos, legumes), como também pela capacidade do organismo humano de sintetizar, ainda que indiretamente, uma pequena quantidade de vitamina, através da flora bacteriana.

Ácido nicotínico ou niacina (PP) - o mecanismo de ação dessa vitamina é muito semelhante ao da riboflavina. O núcleo da nicotinamida faz parte das co-enzimas, fatores indispensáveis para a ação das enzimas.

Encontra-se largamente difundida na natureza e suas fontes são as mesmas das outras vitaminas B. Os legumes contêm apenas pequenas quantidades dessa vitamina.

É sintetizada pelo organismo a partir de um aminoácido essencial, o triptofano, encontrado em uma série de alimentos.

A carência de ácido nicotínico determina uma manifestação caracterizada por lesões da pele. Essa manifestação, a pelagra, faz com que a pele apresente um aspecto rugoso, especialmente visível nas partes expostas ao sol ou sujeitas a atrito. Ocorrem também distúrbios do aparelho intestinal, seguidos por lesões do sistema nervoso que levam a graves alterações psíquicas.

Piridoxina ou Adermina (B6) - como as demais vitaminas do complexo B, a piridoxina é encontrada no reino animal e vegetal: trigo, batatas, legumes, carne, leite e peixes.

A piridoxina é essencial para o crescimento de animais jovens. Graças à fartura dessa vitamina, tanto nos alimentos como pela produção da flora bacteriana intestinal, suas carências também são raras no homem.

A vitamina B6, participa do metabolismo protéico como co-enzima e em numerosos outros processos enzimáticos do organismo, como o dos ácidos graxos.

Alguns tipos de convulsões sofridas por recém-nascidos devem-se à carência dessas vitaminas. No adulto podem ser identificados vários sintomas de carência: insônia, irritabilidade, fraqueza, dificuldade de movimentar-se, lesões cutâneas e nervosas.

A piridoxina é empregada freqüentemente no controle de náuseas e vômitos da gravidez.

A vitamina B12 - Essa vitamina acabou por ser utilizada no tratamento da anemia perniciosa em conseqüência de uma série de fatos curiosos. Alguns cientistas da América do Norte estudavam as anemias provocadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com