TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vane Teste

Exames: Vane Teste. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

VANE TESTE

Ensaio de Palheta

Histórico:

 Foi desenvolvido na Suécia em 1919 por John Olsson;

 Na década de 1940 foi aperfeiçoado assumindo a forma empregada até hoje;

 Em 1987 a ASTM realizou uma conferência específica sobre o tema;

 Chegou ao Brasil em 1949 pelo instituto de pesquisas de são Paulo IPT e Geotécnica A.S. (RJ).

Vane Teste:

O Ensaio de Palheta (Vane Test) é tradicionalmente empregado na determinação da resistência ao cisalhamento de depósitos de argilas moles saturadas, submetidas à condição de carregamento não-drenado (Su ou Cu).

Normatização:

 Normatizado pela ABNT NBR 10905/89 – Solo – Ensaios de palheta in situ e ASTM D2573-08 Standard test method for field vane sher test in cohesive soil.

 O ensaio consiste na cravação estática de palheta de aço, com secção transversal em formato de cruz, de dimensões padronizadas, inserida até a posição desejada para a execução do teste.

Equipamento:

 A palheta tem quatro aletas com diâmetro de 65mm e altura de 130mm, mas admite-se palheta retangular de 50mm e altura de 100mm em argila rijas(Su>50kpa).

 A aste conduz a palheta até a profundidade do ensaio denominada aste fina (D=13 +ou-1mm), protegida por um tudo de diâmetro externo de 20mm e tubo de proteção;

 O equipamento de medição do torque deve possuir um mecanismo de coroa e pinhão acionado por manivela. Sendo feitas leituras de rotação a cada 2°, para determinar a curva torque x rotação.

Vista detalhada do equipamento de medição

Procedimento do Ensaio:

 A ponteira é cravada, utiliza o sistema duplo de hastes, visa eliminar qualquer atrito da haste da palheta de teste com o solo e elimina interferências nas medidas de resistência.

 Uma vez posicionada, aplica torque à ponteira por meio de unidade de medição, com velocidade de 0,1 a 0,2 graus / segundo. O torque máximo permite a obtenção do valor de resistência não-drenada do terreno, nas condições de solo natural indeformado.

 Posteriormente, para obtenção da resistência não-drenada, representativa de uma condição pós-amolgamento da argila, gira-se a palheta rapidamente por 10 voltas consecutivas, obtendo-se a resistência não-drenada do terreno nas condições de solo “amolgado”, permitindo avaliar a sensibilidade da estrutura de formação natural do depósito argiloso.

 Após a introdução da palheta no solo, zeram-se os instrumentos e aplica-se um torque com velocidade de 6°/min. O intervalo de tempo máximo admitido entre o fim da cravação da palheta e o início da rotação na mesma é de 5min.

 Para determinar a resistência amolgada(Sur), imediatamente após a aplicação do torque máximo são realizadas dez revoluções completas na palheta e refeito o ensaio.

 O tempo máximo entre os ensaios também é de 5 minutos.

Tipos de Ensaios – Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com