TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Selvagem

Artigo: Vida Selvagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Vida Selvagem

Vida selvagem refere-se a todos os vegetais, animais e outros organismos não-domesticados. Organismos domesticados são aqueles que foram adaptados para sobreviver com a ajuda de (ou sob o controle de) humanos, depois de muitas gerações. Espécies de plantas e animais foram domesticados para benefício humano muitas vezes por todo o planeta, o que acarretou um grande impacto sobre o meio ambiente, tanto positivo quanto negativo.

A vida selvagem pode ser encontrada em todos os ecossistemas. Desertos, florestas tropicais, planícies e outras áreas—incluindo as cidades mais desenvolvidas—todas têm formas distintas de vida selvagem. Embora na cultura popular a expressão geralmente se refira a animais intocados pela presença humana, a maioria dos cientistas concordam que a vida selvagem ao redor do globo sofre, de um modo ou de outro, o impacto das atividades humanas.

Historicamente, os seres humanos buscaram separar a civilização da vida selvagem de uma série de maneiras, incluindo os aspectos legal, social e moral. Isto tem sido tema de debate através de toda história regist(r)ada, particularmente por meio da literatura. As religiões têm declarado com freqüência que certos animais são sagrados e em épocas recentes, a preocupação com o meio ambiente e a exploração da vida selvagem para benefício humano ou entretenimento tem provocado protestos por parte de ativistas.

Os animais podem ser classificados entre domésticos e selvagens. Os domésticos são aqueles que convivem pacificamente com os humanos e geralmente são chamados de animais de estimação. Já os animais selvagens são aqueles que não podem ser domesticados, ou seja, que vivem livremente na natureza. Os animais selvagens também são chamados de animais silvestres. Eles vivem livremente na natureza, com seus próprios hábitos e rotinas, sem a interferência do homem. Eles têm regras definidas entre eles e mantém o equilíbrio da natureza.

Alguns tipos de animais selvagens correm o risco de extinção, já que são caçados pelo ser humano. Isso, além de proporcionar o desaparecimento de uma espécie ainda faz com que haja desequilíbrio ambiental, já que cada animal selvagem tem um papel fundamental a desempenhar na natureza.

Os animais selvagens não conseguem se adaptar ao convívio com o ser humano e por isso mesmo são alvos de caça. Algumas sociedades consideram esses animais agressivos e até mesmo um perigo, então preferem caçá-los a preservar o ambiente.

Um animal selvagem não ataca o ser humano de propósito. Na verdade na maior parte do tempo é o próprio homem que provoca o ataque. Isso acontece porque ele invade o ambiente natural e acaba assustando o animal , ou acaba desequilibrando sua cadeia alimentar, então o animal selvagem precisa buscar outras alternativas de alimentação para poder sobreviver.

Os animais selvagens desempenham um papel muito importante na cadeira alimentar e no ecossistema do planeta. Eles vivem em harmonia no seu habitat natural. Alguns exemplos de animais selvagens podem ser o lobo, leão, girafa, tigre, hipopótamo, rinoceronte entre outros.

E por tamanha importância ao planeta e ao ecossistema é que as áreas de vida dos animais selvagens precisam ser preservadas para que eles não desapareçam e consigam conviver sem mudanças em sua cadeia alimentar. Outro problema que os animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com