TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância

Trabalho Universitário: Vigilância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 5

ONTEÚDO 5-

EXERCÍCIO 1-

A formação de um agente da saúde que pretenda envolver-se com a área de saúde ambiental deve contemplar temas adicionais, entre os quais se incluem os relativos à:

A

somente a poluição do ar, solo e água.

B

somente as radiações ionizantes e eletromagnéticas.

C

somente o manejo integrado de pragas.

D

somente a segurança alimentar.

E

poluição do ar, do solo e da água; radiações ionizantes e eletromagnéticas; manejo integrado de pragas e segurança alimentar.

EXERCÍCIO 2-

Leia atentamente trechos do texto abaixo:

Edifícios do futuro poderão ter hortas na fachada

“...Diferente do que se pensa, a arquitetura do futuro não será feita apenas de sensores e dispositivos ultrainteligentes. Ter uma horta cobrindo a fachada e comer no almoço a produção que cresce nas paredes poderá ser parte do cotidiano de muitos prédios de escritórios.

As "plantações verticais" foram uma das ideias discutidas em uma recente conferência do British Council for Offices (Conselho Britânico para Escritórios), em Londres.

A proposta deriva de um dos principais conceitos discutidos no evento: a adaptação do ambiente de trabalho às necessidades das pessoas....”

(Jornal Estadão online. Edifícios do futuro poderão ter hortas na fachada. “acesso em: 11:46 - 16 Janeiro de 2013, estadao.com.br)

Analise a matéria e assinale a alternativa correta para o assunto que melhor se relaciona com essa:

A

Educação e meio ambiente

B

Cidade sustentável

C

Cidadania

D

Alfabetização ecológica

E

Reciclagem

EXERCÍCIO 3-

Assinale a alternativa correta para a composição da tríade epidemiológica:

A

agente, meio e hospedeiro.

B

agente, fase patogênica e meio.

C

meio, hospedeiro e prevenção primária.

D

agente, fase patogênica e fase pré-patogênica.

E

hospedeiro, prevenção secundária e meio.

EXERCÍCIO 4-

A promoção da educação ambiental é a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial para a qualidade de vida. A alfabetização ecológica é o pilar para a construção de uma nova relação entre a sociedade e meio ambiente, desenvolvendo capacidades para perceber as conexões da vida, manifestadas nas relações ecológicas.

A alfabetização ecológica se fundamenta sobre alguns pilares, analise as questões a seguir e aponte quais não se enquadram neste contexto:

I - VISÃO: olhares para a construção, à longo prazo, da sustentabilidade, atendendo às necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

II - TRADIÇÃO: relações entre os conceitos de progresso e desenvolvimento, com preservação dos modos de vida tradicionais, respeitando a cultura local de cada região.

III - EXPLORAÇÂO: retirar de forma controlada, racionalizada e planejada dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) do meio ambiente.

IV - RELAÇÃO: inter-relação entre os diferentes componentes da comunidade, integrando áreas como poder público, universitários, pesquisadores, pessoas comuns, profissionais das mais diversas áreas.

V - RENOVAÇÂO: utilização de energias alternativas para diminuir o consumo de combustíveis fósseis, preservando as reservas de recursos minerais e diminuindo a poluição do ar.

VI - AÇÃO: consideração dos diferentes envolvidos nas decisões, visando às soluções sistêmicas. globais para o desenvolvimento de melhores relações, em prol de sociedades sustentáveis.

Não são pilares da educação ambiental:

A I e III

B II e IV

C III e VI

D III e V

E VI e I

EXERCÍCIO 5-

Existem dois modelos de Educação em Saúde: o tradicional (ou preventista) e o radical. Com base no modelo radical, pode-se afirmar que:

I. Tem como objetivo principal promover a saúde, promovendo a conscientização crítica sobre os aspectos da realidade pessoal e coletiva.

II. Estimula e busca identificar na coletividade, as origens da realidade pessoal e coletiva, desenvolvendo planos de ação com intuito de transformar a realidade.

III. É um modelo que não visa a criticidade.

IV. Ações educativas voltadas para teoria do construtivismo, fundamentado nas idéias de Paulo Freire.

Estão corretas as questões que se afirmam em:

A

I e III

B

I e IV

C

Somente a alternativa I

D

I, II e IV

E

Somente a alternativa II.

EXERCÍCIO 6-

O processo de comunicação é de extrema importância para exista o processo de educação em saúde. Baseado no processo de comunicação, assinale a alternativa correta que descreve os processos de comunicação:

A Emissor, mensagem, bagagem de experiência, receptor e perceptor

B Mensagem, bagagem de experiência, receptor , condutor e educador

C Emissor, mensagem, bagagem de experiência, condutor e perceptor

D Emissor, mensagem, bagagem de existência, educador e perceptor

E Bagagem de experiência, receptor, perceptor, mensagem e educador

EXERCÍCIO 7-

Os profissionais da saúde podem analisar e/ou interpretar uma determinada situação no âmbito da saúde de diversas formas pelas quais direcionam para três modelos de pensamento para construção de uma determinada ação em saúde. Esses modelos podem conter um único efeito e uma única causa (Modelo Unicausal) ou único efeito e múltiplas causas (Modelo Multicausal) ou ainda, múltiplas causas e vários efeitos (Modelo de Multideterminação de Fatores). No entanto, além desses modelos, diversas variáveis podem interferir na decisão das pessoas, grupos ou população que farão parte dessa ação. Assim, baseado nessas variáveis, escolha a alternativa correta:

A Individual, econômico e social, privativo e familiar

B Individual, econômico e social, institucional e familiar

C Institucional, individual, privativo e familiar

D Institucional, individual, privativo e econômico e social

E Institucional, coletivo, privativo e econômico e social

EXERCÍCIO 8-

A construção de um projeto educativo para a saúde ambiental e outros temas e saúde engloba diversos passos, como título, descrição do problema, característica da população-alvo, entre outros. Todos esses passos contribuem para a elaboração de um projeto interessante no ponto de vista da educação em saúde. Um desses passos é o diagnóstico educativo que visa a apresentação e análise de dados do projeto educativo. Com relação ao diagnóstico educativo, pode-se afirmar que:

I. Esse diagnóstico corresponde a organização dos dados coletados.

II. Inclui propostas e/ou sugestões para sua resolução dos problemas identificados.

III. Engloba a análise e apresentação dos dados coletados para identificação dos problemas de natureza pedagógica.

IV. Não permite uma análise e apresentação completa dos problemas identificados na coleta de dados.

Estão corretas as questões que se afirmam em:

A

I, III e IV

B

II, III e IV

C

I, II e III

D

Somente as alternativas I e II

E I, II e IV

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »