TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivendo Saudavel na Terceira Idade

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO....................................................................................................4

2 JUSTIFICATIVA........................................................................................................6

3 OBJETIVOS..............................................................................................................8

3.1 GERAL...............................................................................................................................8

3.2 ESPECÍFICOS....................................................................................................................8

4 PÚBLICO ALVO.......................................................................................................9

5 METAS A ATINGIR...................................................................................................9

6 METODOLOGIA.......................................................................................................9

7 RECURSOS HUMANOS.........................................................................................10

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS.................................................10

9 AVALIAÇÃO...........................................................................................................11

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO........................................................................11

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................11

1  APRESENTAÇÃO

O referente Projeto “VIVENDO SAUDÁVEL NA TERCEIRA IDADE” tem por finalidade proporcionar ao grupo de Idoso do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS III da cidade de Crateús– CE, ações socioeducativas almejando um envelhecimento saudável e ativo.

O envelhecimento populacional hoje é um fenômeno universal e faz parte das agendas políticas no Brasil e em todo o mundo. Todos nós vamos envelhecer e nos tornarmos uma pessoa idosa. A partir desta constatação é primordial que o governo e a sociedade civil, procurem estabelecer políticas e estratégias que contemplem o envelhecimento ativo e saudável da população como direito social e humano. No Brasil, o Estatuto do Idoso – Lei n. 10.71 é a principal legislação que pauta sobre a atenção especial a pessoa idosa, considerando ela como um sujeito único.

O homem tem cada vez mais procurado formas de se manter saudável e viver feliz, aumentando assim a sua expectativa de vida, e dessa forma contribuindo para um aumento significativo da população idoso. Em consideração a este fato, percebe-se um aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo, e em nossa cidade, Crateús, não é diferente, pois existe um número considerável de idosos que também ajudam a contribuir para a renda do município, uma vez que muitos, apesar de aposentados, continuam a exercer alguma atividade que vise renda e ainda continuam a sustentar seus filhos e netos.

  O Centro de Referência Da Assistência Social – CRAS III no município desempenha um papel fundamental na promoção do bem estar e autoestima da pessoa idosa, oferecendo uma política de resgate do papel do idoso na sociedade. Dessa forma, desenvolvendo ações que busquem a melhoria da qualidade de vida dos idosos, com ênfase à proteção à saúde, à educação, à melhoria das relações familiares e Inter geracionais e às práticas de sociabilidade.
Nesse contexto, o CRAS assume o papel de reconhecer a pessoa idosa deste município como protagonista do seu próprio envelhecimento, estimulando sua autovalorização na sociedade, reconhecendo o seu potencial e incentivando o engajamento responsável e participativo.

    Diante do exposto, este projeto tem como precedente ampliar as ações já desenvolvidas pelo CRAS III de Crateús, visando oferecer aos idosos novos conhecimentos e oportunidades para buscar o bem-estar físico, social e emocional e a sua motivação necessária para um envelhecimento ativo e saudável em seu âmbito familiar e social.

      A lei Nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, que instituí o estatuto do idoso, regulamentou e assegurou os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para fazer valer o Estatuto do Idoso no município, o CRAS III de Crateús, criou o grupo de Idosos, que iniciou suas atividades no ano de 2010, e atualmente a Instituição assume um papel de tentar assegurar a efetivação dos direitos aos idosos através de ações de assistência social a um grupo de idosos que consta em média de participação semanal com 30 idosos.

        Os profissionais do CRAS no âmbito da proteção social básica desde 2010 promovem atividades de convivência com os idosos, com o objetivo de promover a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, buscando dessa forma prevenir o isolamento dos idosos contribuírem na consecução de propostas e atividades que promovam uma vida mais digna, humana e agradável para os idosos institucionalizados.

        O grupo se reúne semanalmente as segundas-feiras no turno da tarde na sala de reunião do CRAS. O grupo conta com uma coordenadora que planeja e executa juntamente com Assistente Sociais e demais profissionais do CRAS diversas atividades com os grupos, tais como: atividades socioeducativas – sobre cuidados com a saúde, alimentação saudável, etc.; festejos das datas comemorativas – dias das mães, dia dos pais, festas junina e natal.

 O grupo também durante os encontros recebe lanche que é custeado com recursos do CRAS. Com essas atividades o CRAS pretende contribuir para o exercício da cidadania e a participação social dos idosos, proporcionando assim a ampliação e a defesa dos seus direitos.

 Os grupos são formados por pessoas na faixa etária de 55 a 85 anos, sendo que em sua maioria é do sexo feminino, todos os participantes são residentes nas proximidades da sede do CRAS.

Dados da instituição que será apresentado o projeto:
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade básica que atua com o objetivo de inclusão social. É um equipamento social que tem por objetivo atender famílias localizadas no seu território de abrangência, estreitando assim os laços e fortalecendo vínculos entre Instituição e Comunidade. Situado na Rua: Coronel Totó, Bairro: Conjunto São José, que beneficia a Comunidade de São José e região com o intuito de ofertar uma melhor qualidade de serviços para a comunidade a ser atendida. Os grupos têm sua abrangência na sede do município de Crateús.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com