TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética é moral

Por:   •  19/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA É MORAL

O presente texto tem objetivo, falar sobre os significados atribuídos historicamente da Ética e moral, as percepções sobre a liberdade, os desafios e possibilidades na materialização na cena contemporânea.

  Ética é a capacidade humana essencial objetivadora da consciência e da liberdade humana.  O termo ÉTICA deriva do grego ETHOS, traduzido por modo de ser ou modo de vida. Para os gregos ETHOS, refere-se a RAZÃO e ao domínio humano sobre a natureza. Somente o homem pode romper o domínio da natureza para instituir um mundo de liberdade. Todos os indivíduos são motivados a agir eticamente em seu cotidiano, mas não significa que a maioria deles tenha hábito de refletir sobre suas ações éticas, isto é, que não faz parte da sua vida cotidiana indagar sobre os valores que reproduzem, sobre o sentido e a razão de repetirem o mesmo comportamento moral sem questioná-los.

Moral vem do latim Mores, que significa costumes. A moral é um sistema de normas, princípios e valores. Deve ser atacada de forma livre e consciente e não de forma mecânica, e uma necessidade histórica e seu espaço é o da cultura. Julgamentos, sentimentos escolhas é desejos constituem o campo da Moral: referem-se a valores, normas e deveres que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade.

As percepções sobre a liberdade pode que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei dando o direito de ser quem queremos ser, desde que não prejudique ninguém e também a sensação de estar livre e não depender de ninguém.

A Materialização da práxis do Serviço Social na Previdência Social perpassa pelo compromisso ético-político dos profissionais e sua capacidade teórico-metodológico e técnico-operativo na construção de respostas que viabilizem o fortalecimento da categoria profissional e se concretizem no acesso e garantia dos direitos assistenciais e previdenciários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com