TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Infantil

Por:   •  7/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

6

A criança começa rotineiramente a pensar em suas ações e a manipulá-la mentalmente, operações concretas, transformando todos os aspectos do funcionamento psicológico. O pensamento se torna mais organizado e flexível, também é capaz de seguir instruções, conhecer as cores e os números, memorizar histórias e repeti-las e entender os conceitos de antes, depois, ontem, hoje, amanhã etc. Marcado também pelo ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, fase de alfabetização onde a criança encontra uma nova organização pedagógica.

6e 7

Elas descobrem a distinguir se certa ação é errada ou certa. A vida social da criança começa a se tornar cada vez mais importante, é frequente nessa fase o denominado melhor amigo. É a fase da criança desenvolver alguns medos como de cair, de cães, de escuro etc. Também apresentará uma sensibilidade maior aos sentimentos dos outros e passará a se envergonhar com mais facilidade.

7

Nessa fase, é esperado que consigam compreender e escrever letras bastão e cursiva, e são inseridos textos maiores e mais complexos. As crianças nessa faixa de idade ainda estão rodeadas por fantasias e super-heróis, porém começam a ser entendidos como algo que foge da realidade.

 7 e 8

As artes criativas são protagonistas nessa idade: a arte, a música, a dança ou o teatro são atividades que gostam graças às experiências pessoais que são criadas em volta dessas atividades. Começam a compartilhar seus conhecimentos com os demais, apresentam uma capacidade de concentração maior e são capazes de entender instruções detalhadas. São inseridos problemas matemáticos mais complexos e são capazes de entender as ações e os sentimentos dos outros. 

8 anos

Por volta dos oito anos, a criança começa a escolher sua crença e pensamento, buscando os porquês e as razões por trás de um fato, possui noção da realidade á sua volta. Dessa forma, as crianças começam a estudar os padrões de comportamento orientados pela família e consequentemente são mais equilibrados e capazes de interagir com respeito.

8  e 9

Sente-se consciente de si mesma como pessoa, reconhece algumas das diferenças em relação aos outros e expõe. Quer que o adulto seja parte do seu mundo, com o que apresenta exigências e quer que se atue de acordo com as formas que ela determina.

9.

A influência dos pares aumenta enquanto a influência dos pais diminui. Nessa fase é provável que haja uma mudança de interesse, antes voltada para brincadeiras lúdicas, e agora ligada à atividades mais “adultas”, como séries de TV, livros, celular, jogos, ou conversar com o amigo da escola a tarde toda. É comum que crianças dessa idade comam igual aos adultos, essa é uma estratégia natural do desenvolvimento por conta das mudanças nos corpos, as meninas aumentam de altura e peso de forma muito mais acelerada do que os meninos.

9e 10

Algumas meninas apresentam a primeira menstruação, o que leva também a mudanças significativas em seu comportamento, da mesma forma é comum observar o clássico afastamento entre meninos e meninas, os quais passam a brincar e interagir, em geral, separadamente. Vai-se afirmando na sua personalidade e individualidade, o que as torna diferentes umas das outras.

10

Percebe de forma cada vez mais clara as consequências das ações, tem interesses definidos e uma grande curiosidade; procura e memoriza fatos; emprega um raciocínio e pensamento abstratos; preferência por atividades de jogo cooperativo e de equipe; Pode exibir alguns problemas de comportamento, sobretudo quando não se sente aceito pelos outros ou contrariados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com