TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Mecânica Fisica

Por:   •  24/4/2016  •  Tese  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Artes Culinárias – Cozinha e Doçaria Portuguesa

Produção Alimentar em Restauração

Ficha de leitura - Alemanha

Discente: José Mota nº 8122

Chef: Teresa Silva

23 de Fevereiro de 2016

1 – Enquadramentos

  1. – Geográfico

A Alemanha localiza-se na zona central da Europa, tendo como capital Berlim e sendo constituída por 16 estados federados. O seu território apresenta cerca de 357.000 km2 sendo por isso o país com maior território do continente Europeu.

Se observarmos a Alemanha geograficamente deparamo-nos com as seguintes fronteiras: a norte, a Dinamarca e o mar Báltico, a sul a Suiça e a Áustria, a este a Polónia e a oeste a Holanda, a França e o Luxemburgo.

Considerando todo o país, podemos dividi-lo em cinco zonas:

  1. A zona pré-alpina – Encontra-se a norte do país e é composta maioritariamente por planaltos com colinas. Esta é uma região pouco fértil e pouco habitada.
  2. A zona alpina – Encontra-se a sul do país e é constituída pelos Alpes Bávaros. É nesta zona que nos deparamos com o ponto mais alto do país (o Zugspitze) tal como alguns vales e bacias de terrenos bastante férteis.
  3. A região das chapadas do Sudoeste – Região que se estende ao longo do rio Reno.
  4. A zona central – Região onde podemos encontrar algumas montanhas de relevo pouco acentuado, tal como alguns rios. Estas características resultam em solos férteis.
  5. A zona setentrional – Região onde se encontra a grande planície do norte, alguns lagos e os mares bálticos.

   

  1. - Humano:  

A Alemanha é um dos países com maior densidade populacional na Europa. Em todo o país podem-se contar cerca de 80 milhões de pessoas, sendo que 8% da população são imigrantes (cerca de 6,5 milhões pessoas).

Dentro destes números, podemos concluir que mais de metade da população é jovem, não sendo por isso considerado um país em envelhecimento ao contrário de grande parte da Europa.

  1. - Climatérico:

A Alemanha apresenta um clima variado, dependendo das regiões que estejamos a considerar, mas, no geral, podemos considerar este país como chuvoso e com uma baixa amplitude térmica. O clima por norma é ameno e predominam os verões e invernos frescos.

  1. - Histórico:

A Alemanha apresenta uma sociedade heterogénea  devido às suas diversas descendências das mais diversas colónias (como os francos, saxões e bávaros) e cujos alguns costumes e tradições ainda permanecem vivos, ao contrários de outros que foram esquecidos durante os séculos devido ao desaparecimento destas colónias, às migrações pós-guerra de alguns refugiados e mesmo devido à facilidade de mobilidade dos dias de hoje.

A Alemanhã foi um dos países que demorou mais tempo a definir fronteiras, sendo muitas vezes pratos e tradições de países vizinhos confundidos com pratos Alemães, como o strudell de maçã, originário da Áustria.

Foi apenas após a 2ª guerra mundial que a Alemanha começou a tomar uma posição diferente e mais notória em relação ao resto dos países Europeus, dando-se uma redução da exploração da agro-pecuária e dos trabalhadores de campo e o aumento de práticas não muito comuns na altura como a produção extensiva de animais.

Foi no século XX que a Alemanha se encontrava sob ditadura de Hitler, que influenciou muito a população, os seus costumes e até a gastronomia. A visão deste líder era de um extremo patriotismo e impedia quaisquer influências externas, o que levou o povo Alemão a desenvolver uma gastronomia muito própria e pouco diversa.

Imposto o fim à ditadura, o povo Alemão assistiu à divisão entre república democrática Alemã e república federal da Alemanha. Por um lado, a RDA manteve-se mais tradicional e adotou uma postura mais conservadora. No entanto, a RFA assimilou alguns costumes de países vizinhos, angariando assim alguns costumes diferentes como o gosto pelos temperos.

Hoje em dia após a reunificação da Alemanha a gastronomia varia ainda conforme as regiões do país.

  1. - Sociológico:

A população alemã divide-se em muitos grupos sociais devido aos elevados números que a constituem, sendo por isso difícil encontrar características comuns a nível da sociedade. No entanto, os Alemães são considerados um povo fechado, trabalhador e muito poupado.

1.6 - Económico:

A Alemanha apresenta um dos melhores níveis de vida de todo o mundo, sendo um dos países mais estáveis economicamente.

Apresenta como moeda oficial o Euro, desde a sua entrada para a União Europeia, sendo que a sua antiga moeda era o Marco, uma moeda conhecida por ser bastante estável.

  1. Produção agro-alimentar
  1. - Agricultura:
  1. – Cereais: Trigo, aveia e centeio
  2. – Hortofrutícolas e leguminosas: destaque para a beterraba,  algumas frutas de mesa tal como as maçãs, abóbora, couves, espargos, batata, ervilhas e feijão
  3. – Vinha: Escassa produção vinícola sendo que existem pequenas vinhas nos solos mais próximos dos rios.
  4.  - Outros Produtos: Algumas ervas aromáticas e especiarias.

  1. – Pecuária
  1. – Gado: Porco, vitela e cordeiro.
  2. – Caça: Javali e coelho
  3. – Aves de capoeira: Frangos e perús
  1. – Pesca
  1. – Mar: Cavala, sardinha e atum
  2. – Rios: Truta , carpa e perca.
  1. – Marisco

        - Camarão e mexilhão

  1. – GASTRONOMIA

A Alemanha apresenta uma cozinha que é considerada bastante rica e variada. No entanto, os Alemães têm por norma fazer apenas três refeições diárias: O pequeno-almoço, o almoço e o pão da noite, nome dado ao que em Portugal chamamos de jantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com