TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física.

A Educação Física e Cidadania é uma proposição teórico metodológica voltada para a formação do cidadão, articulando-se a diferentes seguimentos socias, constituindo-se não só como espaço de reconstrução, mas principalmente de transformação. Estando atrelado a formação de cidadãos, a escola deve colaborar com objetivos e funções, no que diz respeito a ser um espaço privilegiado de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania, promovendo discussões sobre a dignidade, igualdade de direitos, recusa de formas de discriminação e importância de solidariedade. Essa proposição metodológica deve oferecer o ensino preocupado com a inclusão de todos os alunos, sendo os mesmos capazes de: participar de atividades corporais, adotando atitudes de respeito mútuo, conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestação da cultura corporal, reconhecer-se como elemento integrante do ambiente , adotando hábitos saudáveis, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva, conhecer diversidade de padrões de saúde , beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais e reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de laser. Com isso, essa proposição constitui o seu campo de trabalho validado nas concepções de corpo e movimento sendo fundamentado dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referenciado por ( BRASIL. Ministério da educação, 1998), assumindo uma nova condição de atuar numa perspectiva de cultura corporal( tendo como elementos: esportes, jogos, lutas, ginásticas atividades rítmicas expressivas e conhecimento sobre o próprio corpo), ampliando o papel da Educação Física Escolar para o exercício da cidadania.

A escolha dessa proposição justifica-se pelo fato de que a educação Física teve e tem papel fundamental no contexto do ensino escolar para formação do aluno como cidadão. A cidadania é eixo norteador do processo de formação, para que os alunos se tornem capazes de participar das atividades corporais mediante atitudes de respeito, dignidade e solidariedade mútuas, interagindo com a multiplicidade de culturas corporais.

Referências

https://www.youtube.com/watch?v=MDfbXA5crFA&t=15s, acesso em 26 de maio de 2021.

MAFFEI, Willer Soares. Proposições teórico-metodológicas e práticas pedagógicas da Educação Física. Curitiba: InterSaberes, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com