TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

TAÍS DE MATTOS KAMOZAKI FERNANDES

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

CICLO 2

São José do Rio Preto/SP

2019

INTRODUÇÃO

                Quando abordamos o conceito de Jogos na disciplina de Educação Física, o campo de atuação e abrangência ultrapassa o limite do conceito de mexer o corpo e praticar atividades físicas, apenas. Ao falarmos dos jogos, especificamente, vemos que esses fazem parte de nossa cultura, nos permitindo identificar o lado humano do Ser quando essa atividade acontece.  

                É importante, entretanto, ressaltar que, na escola, o professor tem papel fundamental na experiência dos jogos e brincadeiras: o educador cumpre o seu papel de ensinar, aliado ao prazer de jogar onde valores culturais, cognitivos, afetivos, motores e sociais serão transmitidos durante as atividades.

                não copiada de outras instituições, uma vez que ela expressa a identidade da escola, contendo nela a aposta dessa instituição – a escola que se tem e a escola que se quer ter. (KRAMER, 1997)

                Quando se trata de educação infantil, o cuidar e o educar são dois fatores intrínsecos e interligados com as atividades educativas. Muitos educadores são influenciados pelo Ensino Fundamental e se deixam levar pelo conceito de que a educação é somente formada pelas atividades pedagógicas e acadêmicas realizadas dentro da sala de aula utilizando materiais como papel, lápis, cola, etc. Entretanto, nos momentos de cuidado com a criança (banho, alimentação, higiene), é possível explorar a educação através dos ensinamentos de autonomia e bem-estar físico e emocional, por exemplo – contribuindo dessa forma para a sua vida cotidiana e sua formação enquanto indivíduo.

                Por fim, é importante ressaltar que o currículo vai além de métodos e conteúdo, devendo também ser uma forma de organização e orientação do tempo e do espaço para a criança na instituição de ensino. Dessa maneira, todos os espaços da escola devem ser pensados visando a exploração por parte das crianças, seu compartilhamento com outras crianças e com adultos além de higiene, acomodação, bem-estar e integridade física, servindo como base para a realização das atividades dentro da organização do tempo de suas rotinas.

DESENVOLVIMENTO

                Conforme o proposto no presente Projeto de Prática, foi realizada uma entrevista com a Diretora Pedagógica da escola visitada, respeitando as orientações pré estabelecidas.

                Antes de apresentar a entrevista, faz-se necessário expor um breve relato sobre a escola. Trata-se de um colégio fundado em 2012, por duas irmãs com longa trajetória profissional na área da educação e que buscaram uma proposta inovadora em Educação Infantil, atendendo o público de 4 meses à 5 anos de idade, localizada no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Birigui.

                A seguir, serão apresentadas as perguntas e as respostas da entrevista para prosseguimento do trabalho em questão:

1 – Como devemos pensar o currículo na Educação Infantil?

        Penso que toda e qualquer atividade deve ser feita pela ludicidade. Brincar deve ser o carro chefe. Por isso, uma das dificuldades que estamos enfrentando com a escola é admitir professores que vêm de outras instituições de ensino mais tradicionais. Estamos batalhando para sanar essa questão e para isso temos formações aos sábados, cursos às quartas-feiras. Aprender deve ser através do brincar.

2 – Em qual concepção de criança o currículo da escola está embasado?

Na criança como ser social – inteligente, dotada, que possui uma cultura e uma visão de mundo.

3 – A senhora poderia me mostrar a proposta pedagógica da escola? (Se possível, fornecer uma cópia)

A proposta foi apresentada, porém, não foi possível obter uma cópia por se tratar de um documento físico com mais de 100 páginas, encadernado. Está baseada na ludicidade, como citado, respeitando normativos e especificações da Prefeitura da cidade. Foi criada pela Diretora e pela Coordenadora da escola, em conjunto com o quadro de professores e colaboradores.

4 – Como o desenvolvimento da criança é trabalhado, estimulado? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) são trabalhadas de acordo com o currículo proposto?

        Através do brincar e também com aulas específicas, como por exemplo: balé, música, capoeira, educação nutricional. Há também estimulação motora para os bebês.

        Para atender a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é feito um trabalho interdisciplinar e com projetos. No primeiro semestre de 2018, por exemplo, foi trabalhado o projeto “Volta ao mundo de carona com a Copa”. Nesse projeto, cada turma representou um país e, assim, conheceu o seu hino, sua bandeira, cozinhou um prato típico desse país na aula de nutrição, ensaiou uma dança típica na aula de dança. O enceramento do projeto foi uma Festa das Nações com os pratos típicos produzidos na aula de nutrição que foram vendidos aos pais e foram expostos materiais reproduzindo características de cada país (matrioskas, torre Eiffel feita de argila, por exemplo). A escola prioriza o trabalho feito em parceria com as famílias.

5 – Como é visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar?

        Não fazemos essa distinção – um passa pelo outro. Não dá para cuidar sem educar e não dá para educar sem cuidar. O papel da escola é educação e o cuidar vem junto. Cuidar: ligado à questão de higiene, cuidado com acidentes. O papel das antigas creches, de dar assistência. Visão assistencialista. Educar: estimular o desenvolvimento e a aprendizagem. Óbvio que passa pela questão da higiene, que envolve o cuidar, mas vai além disso.

6 – Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil?

        A próxima formação que será oferecida para os professores será sobre os cantinhos da sala de aula. Nós temos um sonho de que cada sala tenha a sua brinquedoteca. O tempo é muito pensado pois não pode ser aquém ou além, deve ser minuciosamente pensado e planejado. Já o espaço é convidativo, aconchegante, atrativo e visualmente não poluído. É importante gostar de estar ali, com todo o material disponível e necessário para promover a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com