TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e artes da educação física

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna : Yris dos Santos Santana

RA: 8051720

Curso: Pedagogia

 Polícia e ladrão: origem da brincadeira

Polícia e ladrão é uma brincadeira essencialmente brasileira: o jogo origina-se de São Paulo e se expandiu por todo o país. A brincadeira costuma ser indicada para crianças a partir de 7 anos de idade, para que entendam melhor a maneira que o jogo funciona.

Como brincar de polícia e ladrão

Funciona de maneira simples: serão necessários apenas um espaço grande aonde se possa correr e participantes suficientes para montar duas equipes, que podem conter um número ilimitado de pessoas. Basta que as duas equipes tenham o mesmo número de participantes. Uma equipe é a polícia, e a outra os ladrões.

Para deixar a brincadeira o mais democrática possível, a escolha dos participantes de cada equipe pode ser feita através de um líder da equipe. Escolhe-se dois representantes de cada time que, no par ou ímpar, decidem quem fará parte de sua equipe. O objetivo da brincadeira polícia e ladrão é simples: a polícia deve pegar o ladrão

Como podemos modificá-lo?

  1. Podemos modificar o jogo brincando de maneira diversa do que diz a original. Na original costuma-se brincar da seguinte maneira: Enquanto os policiais contam até 10 de olhos fechados, os ladrões se escondem por todo o lugar. Após isso, devem espalhar-se e procurar pelos ladrões dentro de um tempo previamente estabelecido pelos jogadores. Se a polícia encontrar todos os ladrões dentro do tempo estimado, é o time vencedor.
  2. Outra maneira de se brincar é : Os policiais contam até 10 de olhos fechados enquanto os ladrões correm. Em seguida, os policiais correm atrás dos ladrões e os que foram pegos vão para a "cadeia". Os ladrões que estiverem livres podem bater na mão dos ladrões presos para os libertar e voltarem para a brincadeira. A partida termina quando todos os ladrões forem presos.

Praticar o jogo original.

Praticar o jogo original nos leva a seguir modelos prontos e propostos por gerações anteriores.

Experimentar as propostas de alterações que forem surgindo.

Quando experimentamos novos modos de brincar um jogo advindo de gerações anteriores , nós nos libertamos de moldes prontos e acabados e damos lugar a valores como atitude e coragem para experimentar o novo e rever conceitos antes definidos.

Há colaboração durante o jogo polícia e ladrão?

 Sim, pois quando alguém descobre um “esconderijo legal”, sempre procura compartilhar com algum parceiro. Já que é um bom esconderijo, seria um parceiro a mais em condições de resistir à “busca” por mais tempo. No entanto, sempre há o cuidado de evitar que todos do grupo vão ao  mesmo lugar, pois se um for pego, todos serão. Os policiais, por sua vez, procuram sempre andar em pequenos grupos e quando encontram algum dos ladrões fazem um grande alarde com o claro objetivo de desestabilizar os demais. 

Podemos jogar com outras pessoas?

Sim, podemos jogar com um número indefinido de pessoas sejam adultos ou crianças.

Como ajudar para que o jogo se realize?

Cumprindo as regras do jogo  e respeitando os colegas.

Se houver alguma criança com deficiência visual, como incluí-la?

A maneira mais correta de incluir uma criança com deficiência visual primeiramente é compreendendo que os seres humanos possuem deficiências diversificadas e que cada deficiência deve ser identificada , respeitada e aceita pelos colegas, pois dessa maneira poderá haver integração e colaboração do grupo durante o jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com