TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 3][pic 4]

SAMARA GONÇALVES XAVIER

R.A. 8079834

JOGO OU BRINCADEIRA

[pic 5]

 PORANGATU GOÍAS

2019

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

                   

Disciplina:

Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física

Tutor: 

Robson Amaral da Silva

RA:

8079834

Aluno(a):

Samara Gonçalves Xavier

Turma:

1ºANO

Unidade:

Porangatu

Atividade... PORTIFÓLI-CICLO 2º

JOGO OU BRINCADEIRA

Esconde-esconde

 Conceitual: Essa brincadeira nasceu na Europa aproximadamente no século 18 e quem provavelmente trouxe para o Brasil foram os portugueses. É uma brincadeira desenvolvida por crianças de todo o mundo, crianças que moram na mesma rua ou bairros ate mesmo é realizada dentro das escolas. Os diferentes nomes que a brincadeira recebe são esconde latinha, salve latinha ou salve mundo, pique esconde entre outros.

• Procedimental: Nesta “Brincadeira” enquanto uma pessoa é (o "pega") fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas = 50),encostado em um poste ou em uma parede, os demais participantes se escondem. Quando terminar a contagem o pega inicia a procura pelos colegas escondidos, quando encontra alguém o pega deve voltar correndo no poste e grita (e o nome do colega).o ultimo a ser encontrado é o pega.

  • O pegador conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem. As crianças que se esconderam têm que voltar ao lugar onde o pegador contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar. O último a ser pego pelo pegador, substitui o "pegue" na próxima rodada da brincadeira.

 

  • O pegador conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem. As crianças que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira o pegador contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar. Quando pegador for procura o ultimo participante ele deve ficar bem esperto, pois tem a possibilidade de salvar todos que já foram pego, o participante deve voltar ao ponto de partida e grita 1 2 3 salve mundo, salvando todos, assim a brincadeira si inicia com o mesmo participante.

 

• Atitudinal: os participantes devem agir com o intuito de solidariedade, quando possível salvar todos que o pegado encontrou. Cooperativada encontrando bons lugares pra se esconderem. Cumplicidade não contado para o pegador onde os colegas estão escondidos.

        

Fonte: O Vanguardista - iG @ http://ovanguardista.ig.com.br/velha-infancia/2017-01-26/brincadeiras-crinaca-origem.html acessado em 20/04/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com