TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HABILITAÇÃO: TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA

Por:   •  4/12/2016  •  Seminário  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA CHICO MENDES

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO-INTEGRADO AO ESNSINO MÉDIO, EIXO TECNOLÓGICO: RECURSOS NATURAIS.

HABILITAÇÃO: TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA

                                                        

DIEGO GABRIEL ANDRADE DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ANIMAL

BOVINOCULTURA DE CORTE

MANEJO ALIMENTAR EM SISTEMA SEMI EXTENSIVO

NOVO HORIZONTE DO OESTE-RO[pic 1]

2016[pic 2]

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. HISTÓRICO        

3. CONHECIMENTOS ADQUERIDOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

3.1 Instalações da propriedade        

3.2 Tropas trabalhadas        

3.3 Raças trabalhadas        

3.4 Adubação        

3.5 Pastagens trabalhadas        

3.6 Pragas nas pastagens        

3.7 Controles de ectoparasita e endoparasita        

3.8 Fornecimentos da ração        

3.9 Aquisições das rações        

3.10 Aquisições de bezerros para engorda        

3.11 Mãos de obra        

3.12 Assistências técnica        

3.13 Preços da fazenda        

3.14 Medicamentos utilizados        

3.15 Comercialização        

4. ANÁLISE DO ALCANSE DOS OBJETIVOS        

5. VERIFICACÃO DO PROBLEMA E HIPÓTESE        

6. ANÁLISE DA METODOLOGIA ULTILIZADA        

7. ANÁLISE TÉCNICA        

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

9. ANEXOS        

[pic 3]

1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na área animal nos dias 11/07/2016 a 15/07/2016, no Município Alto Alegre dos Parecis, na linha 65, km 01, na Fazenda Taluama, onde trabalham com Bovinocultura de corte, tendo uma carga horária de 40 horas e como proprietário Sr. José Atílio e tendo como seu caseiro da fazenda Sr. Mauricio Castilho de Farias, sendo que o mesmo foi o mestre de estágio, no qual acompanhou em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio.    

Na elaboração do projeto foram lançados alguns objetivos onde esteve auxiliando na construção do relatório onde foram de suma importância sendo eles: Conhecer como o produtor trabalha com a pecuária de corte em relação ao manejo alimentar em sistema semi extensivo, Conhecer o histórico da família e da propriedade, Averiguar quais raças trabalhadas em sua propriedade, Observa o manejo alimentar na fase de engorda até o abate, Analisar como é feita a comercialização, Observa como é realizado o controle de ervas daninhas nas pastagens, Analisar as instalações da propriedade, Identificar se o produtor possuí assistência técnica qualificada em sua propriedade.

Sendo o problema lançado no projeto foi o seguinte; Sabe-se que a bovinocultura de corte vem se desenvolvendo cada vez, mas no Estado de Rondônia, com uma alta renda de ganho em lucro satisfatório, mas alguns produtores têm uma pequena dificuldade em trabalhar com essa atividade, no qual o mesmo não proporciona um bom suplemento Proteinado ao seu animal, para que ganhe um peso ideal para o abate, mas como que os produtores têm pouco conhecimento nessa atividade, poderiam buscar assistência técnica qualificada para diminuir seu gasto e melhorar seu ganho. Será que o produtor tem assistência técnica de qualidade para suprir suas necessidades na bovinocultura de corte?

Sendo a hipótese; alguns produtores sim e outros não, pois esses produtores de alta escala têm um alto conhecimento de suas atividades e assim não necessitam de assistência técnica, já os pequenos produtores têm dificuldade em manejar suas atividades, e surgindo a necessidade de um bom técnico para estar auxiliando o mesmo e assim proporcionando, conhecimento e facilitando seu manejo para trabalhar de forma correta, produzindo com alta escala.  

2. HISTÓRICO

Sr. José Atílio reside em Rolim de moura no qual tem a fazenda Taluama em Alto Alegre dos Parecis, onde tem seu caseiro que toma conta de todas as atividades em sua fazenda.

Pois Sr. Mauricio Castilho de Farias o mesmo cuida da fazenda, sendo que ele nasceu na capital de Paraná em Araruma, sendo que vieram para Rondônia em 1984 em busca de melhoria de vida junto com sua família residirão no município de Alto Alegre dos Parecis, eles eram lavrador, pois sua esposa Lucindalva nasceu na capital de Paraná em Campo Morão, [a][b]veio para Rondônia em 1980 à mesma[c] era lavradora, e se residiu no município de Alto Alegre dos Parecis, os dois se conheceram e se casaram em 2002 tiveram seu primeiro filho Fabrício Ferreira de Farias tem 14 anos é rondoniense, mas não reside com a família em questão dos estudos, pois o Fabrício mora com seu avô na cidade, em 2003 começaram a trabalha na fazenda Taluama, pois seu Mauricio e sua esposa Lucindalva tiveram o seu segundo filho Felipe Ferreira de Farias nasceu  em 2012 tem 3 anos reside com a família na fazenda Taluama, pois o Mauricio faz de tudo que envolve as atividades na Fazenda, pois seu serviço é só mexer com gado tem 12 anos que o mesmo trabalha na fazenda Taluama              

 

3. CONHECIMENTOS ADQUERIDOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o decorrer do estágio foi realizado algumas atividades, sendo elas conferir o gado no pasto, realizado 10 cargas para o frigorífico, foi colocado ração nos cochos, foram deslocados uma boiada de 356 garrotes da outra Fazenda Santa Maria, foi disponibilizado sal para os bois que estão sendo tratados só a pasto.  

3.1 Instalações da propriedade

A Fazenda Taluama tem grande dimensão de terras tendo 150 alqueires de pasto em tudo, contendo 30 km de cerca, a mesma possui 11[d] barracões de ração tendo[e][f] uma metragem de 6,5 x 12,5 sendo que foi gasto R$ 30.000 em cada barracão e 11 cocheiras de colocar sal com uma metragem de 3 x 4 possui 2 bebedor de água esses bebedor é foi feito em dois pasto onde não passa o Rio dentro da mesma, a Fazenda possui 22 repartições variadas com 2 alqueires a 10 alqueires, possui um curral de 20 x 40 com 3 remanga de auxilio, 4 repartições e 2 corredores. Pois a Fazenda Taluama possui bastante água em sua propriedade no qual não precisa do produtor está se preocupando com água, pois em sua fazenda tem 5 nascentes de água que corta a fazenda Taluama no período das águas tem 4 vazantes e na seca tem 2 vazantes que percorre dentro da fazenda onde os bovinos bebem água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (377.9 Kb)   docx (904.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com