TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Moleculares e Celulares

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Pitágoras de Betim

Ciências Moleculares e Celulares

Profa.: Ângela C. A. Wu

Participantes:

Nome: Ana Paula Vidal Almeida                                                       2º período - Odontologia

Nome: Nicole Mamedes Ferreira Correa                                          2º período -  odontologia

1 – Quais as funções da água em nosso organismo?

Dentre as principais funções da água no corpo humano, podemos destacar sua participação em reações químicas no controle da  temperatura do corpo e no transporte de nutrientes.

2 – escolha 3 sais minerais e cite as fnções para o organismo.

  • Calcio:  O cálcio é o mineral mais abundante no corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e nos dentes. Além da formação do esqueleto, ele também participa de processoscomo a contração muscular, a liberação de hormônios e a coagulação do sangue. Ele está presente principalmente no leite e derivados, como queijos e iorgutes, mas tambempode ser encontrado em alimentos como espinafre, feijão e sardinha.
  • Ferro: A principal função do ferro no roganismo é participar do transporte de oxigêio no sangue e da respiração celular, sendo por isso que sua deficiência pode causar anemia. Ele está presente em alimentos como carnes, fígado, gema de ovo, feijão e beterraba.
  • Magnésio: Participa de processos como contração e relaxamento muscular, produção de vitamina D, produção de hormônios e manutenção da pressão arterial. Ela está presente emalimentos como sementes, amendoim, leite e derivados e grãos integrais.

3 – Cite qual carboidrato esta relacionado as fuções abaixo:

  1. Transmissão da informação: Pentose
  2. Fonte de energia: Glicose
  3. Armazenamento de energia: Glicogênio

4 – Qual a importância dos lipídios em nosso organismo?

Um dos principais papéis dos lipídios no organismo é o fornecimento de energia. No entanto, antes de utilizar a energia deles, as células dão preferência para os carboidratos. Outras funções que os lipídios exercem são: Compõem as membranas celulares.

5 – Por quê os aminoácidos são considerados moleculas nobres em nosso organismo?

Porque os aminoácidos são formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que são as moleculas nobres.

6 – Explique as estruturas conformacionais das proteínas.

A estrutura da proteína refere-se a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas.

As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos.

Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. As moléculas resultantes da união de aminoácidos são denominadas de peptídeos.

As proteínas apresentam quatro níveis estruturais: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.

  • A estrutura primária corresponde à sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Em algumas proteínas, a substituição de um aminoácido por outro pode causar doenças e até mesmo levar à morte.

  • A estrutura secundária corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal. É caracterizada por padrões regulares e repetitivos que ocorrem localmente, causada pela atração entre certos átomos de aminoácidos próximos. Os dois arranjos locais mais comuns que correspondem a estrutura secundária são a alfa-hélice e a beta-folha ou beta-pregueada.
  • A estrutura terciária corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma. Na estrutura terciária, a proteína assume uma forma tridimensional específica devido o enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica.
  • A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.Por exemplo, a molécula da insulina é composta por duas cadeias interligadas. Enquanto, a hemoglobina é composta por quatro cadeias polipeptídicas.

7 – Qual a importância das enzimas? Explique quais fatores podem intereferir nas reações enzimáticas?

As enzimas atuam acelerando a velocidade das reações químicas em nosso organismo, ou seja, possuem função catalisadora. Os fatores que podem interferir nas reações enzimáticas são o pH e a temperatura.

8 – Cite 2 diferenças entre DNA e RNA:

 

O DNA se diferencia do RNA por possuir o açúcar desoxirribose e os nucleotídeos adenina, citosina, guanina e timina.

No RNA, o açúcar é a ribose e os nucleotídeos são adenina, citosina, guanina e uracila( a uracila entra no lugar da timina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com