TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Psicologia nos Esportes de Alto Rendimento

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Muitos atletas, dentre as várias modalidades de esportes de alto rendimento, podem apresentar resultados ruins ao tentar demonstrar sua técnica, mesmo com tanto tempo de treino bem aproveitado. Isso ocorre porque, além de preparar muito bem as suas habilidades técnicas, o praticante do esporte deve estar psicologicamente apto a realizá-las para que tenha um bom resultado.

O atleta deve estar tão livre quanto o possível de casos como cargas de estresse, crises de ansiedade ou até problemas envolvendo sua vida pessoal. A psicologia os ajuda a ter maior controle e entendimento sobre tais situações, para que possam ter maiores desempenhos coletivos ou individuais.

Para uma melhor execução de seu trabalho, o psicólogo deve conhecer as características e situações específicas sobre o esporte do qual irá tratar, pois cada modalidade possui seus diferenciais, fazendo com que sejam necessários métodos diferentes para lidar com as dificuldades de cada tipo de atleta para que haja uma maior eficácia no método de intervenção do psicólogo.

Desenvolvimento

O psicólogo deve desenvolver seu trabalho durante o ciclo de treinamento e preparação física, tática e teórica do atleta nas semanas que antecipam a competição e, até mesmo, durante a competição para educar e aperfeiçoar a mente e a personalidade do competidor.

Com o auxílio da psicologia, o atleta poderá se adaptar melhor ao esforço necessário para participar de uma equipe com grande desempenho. É importante que o psicólogo conheça, individualmente, as diferenças de cada membro da equipe para desenvolver um melhor método de realizar o trabalho, já que cada atleta pode ter dificuldades diferentes uns dos outros. É um processo que demora muitos meses para ser realizado, pois requer o conhecimento das áreas em que o atleta é menos desenvolvido mentalmente e as formações mais difíceis de serem alteradas.

Para um melhor planejamento, também é preciso considerar as etapas do ciclo de treinamento em que será aplicado o trabalho para que haja a priorização de cada componente da regulação psicológica que será feita (coordenação sensorial e motora, reação, percepção óptica, concentração e discriminação tátil) e, para priorizar esses componentes, é considerada as características de cada esporte, pois cada modalidade possui suas diferenças e exigências.

É necessário que o trabalho psicológico trate dos atletas de maneira individual e os ajude nas questões em grupo, para que sejam formadas equipes com indivíduos que saibam lidar com o comportamento e a pressão dos companheiros de grupo pois, em um time, é necessário que todos os que o compõe estejam aptos a separar os problemas pessoais dos problemas pessoais, de forma a poder concentrar-se com o esporte e evitar o fracasso da equipe.

Conclusão

Basicamente, o papel da psicologia nos esportes de alto rendimento é importante para fazer com que o atleta ou equipe de atletas estejam aptos a demonstrar os resultados de suas técnicas e treinamento por meio de trabalhos individuais e coletivos que têm como objetivo ajudar os membros a lidar com suas dificuldades e diferenças dentro do time e de sua modalidade.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com