TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  19/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 22

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI[pic 1]

CAMPUS PROF. BARROS ARAÚJO/ PICOS

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR I – 200 h

 PROFESSORA: Nélida Amorim da Silva

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR I

BRUNA RAQUEL DA ROCHA

Picos-PI/. 2013.2

BRUNA RAQUEL DA ROCHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR I

Relatório final apresentado à disciplina Estágio Curricular I do curso de Licenciatura Plena em Educação Física como requisito parcial de avaliação, sob orientação da profª. Nélida Amorim.

Picos-PI/. 2013.2

                                                                                   

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3

2   REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................4

2.1 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA..........................6

2.2 ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL...........................................................7

2.3 ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS DO FUNDAMENTAL...............................8

3   METODOLOGIA10

3.1 ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.........................................................10

3.2 ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS DO FUNDAMENTAL.............................12

4   CONCLUSÃO15

5   REFERÊNCIAS16

ANEXOS17

APÊNDICE23

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1 - INTRODUÇÃO

         O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina Estágio Curricular I, ofertada no VI bloco do Curso de licenciatura plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, CAMPUS DE PICOS, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina. O Estágio Supervisionado é uma prática investigativa, formadora e crítico-reflexiva de fundamental importância para nossa formação acadêmica para nossa formação acadêmica e para a construção de nossa identidade docente.

          A extrema importância do Estágio Supervisionado se dá por fornecer a aproximação  do acadêmico com sua futura área de atuação. Esta prática tem como objetivos discorrer sobre o futuro do professor, oferecer caminhos que levam à reconstrução do conhecimento e principalmente romper com as práticas de reprodução, pois, com essa aproximação que ele fornece, ele dá ao aluno a chance de entender a realidade de como se encontra a Educação Física Escolar e fazer uma reflexão crítica sobre a mesma buscando sempre melhorar sua prática.  

          A Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor , consiste na educação de crianças antes da entrada no ensino obrigatório, visando uma educação lúdica em busca do desenvolvimento das capacidades motoras e fazer descobertas para depois iniciar no processo de aprendizagem.

         Neste trabalho pretende-se, esclarecer a importância do estágio na formação acadêmica, como também os modos de ensinar da Educação Física dentro da Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor. Tem também o objetivo de investigar a atuação pedagógica do professor nas duas modalidades do ensino; buscar informações no desenvolvimento da prática de ensino; estimular os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor através de atividades lúdicas e jogos em busca do desenvolvimento psicomotor.

2 – REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 O Estágio Supervisionado em Educação Física      

       

Certamente o período de estágio é de total importância, é o momento em que nos preparamos para a realidade de com vamos enfrentar o ambiente escolar. No estágio podemos nos dar conta de quantas dificuldades teremos que enfrentar para podermos repassar um aprendizado fiel para os alunos. Daí é a hora que teremos de encarar os fatos para saber o que realmente se quer (ideia central) e quais são as grandes linhas do processo que vamos estabelecer para alcança-lo.

          Podemos nos dar conta de que o nosso futuro também está em jogo, e se não nos sentirmos realmente a vontade com o que fazemos , é nessa fase de estágio que teremos o poder de verificar o nosso potencial e capacidade, para que futuramente não possa prejudicar futuros  adultos. Trata-se, portanto, da busca pela nossa formação profissional, então teremos de estar atentos e entender que não basta ter boa vontade, um pouco de intuição e capacidade para improvisar, é preciso ir além, ter vontade, comprometimento e sentir-se instruído a praticar o exercício da educação e busca pelo saber contínuo.

        Educar não é tarefa fácil, uma dos maiores princípios de quem ensina e trabalha com crianças é o da tolerância, se a tivermos perderemos o sentido de como ensinar.  A tolerância começa na aceitação em que você encontra diante da vida escolar quando você é capaz de admitir modos de pensar, agir e sentir dos indivíduos que o cercam no ambiente escolar, seja eles de cultura ou costumes diferentes, portadores ou não de necessidades especiais.                          

          Para se ter um fortalecimento de tolerância recíproca dentro do ambiente escolar tem que se ter respeito à liberdade e apreço à tolerância, que vem a ser inspirados pela liberdade e solidariedade humana. O aluno tem a necessidade de amar a ser compreendido, da mesma forma o professor. No entanto, quanto mais a criança sente que é amada, mais disciplinada estará para receber a ministração das aulas(REVISTA CONSTRUIR NOTÍCIAS,2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (801.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com