TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Educação Física

Por:   •  23/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO:

CURSO: LICENCIATURA EM EDUACAÇÃO FÍSICA

OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: Kelly dos Reis Canavez

CARAGUATATUBA

2019

  1. Introdução

Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em um quesito de grande relevância para nós acadêmicos de Educação Física Licenciatura durante nossa formação, por nos proporcionar um elo entre a teoria estudada e a prática, permitindo-nos adquirir uma experiência na docência.

O Estágio Curricular Supervisionado foi realizado na escola EM Profª Anna Leite Julião Torres, na cidade de Ilhabela – SP, no ano letivo de 2019, tendo como objetivo adquirir conhecimentos reais da profissão escolhida.

  1. Experiências vivenciadas dentro da escola – Relatório de Observação

  1. Data: (SEMANAL)
  2. Horário de entrada e de saída:07h às 12h(SEMANAL) 30H SEMANAIS
  3. Sala: 8 ano
  4. Professor: Stella

Atividade desenvolvida pelo professor: O docente sempre se reunia com a turma após as realizações das atividades e discutia sobre o que eles acharam das tarefas proporcionadas, tirando dúvidas e debatendo sobre o tema. Teve um jogo que me chamou muita a atenção durante a vivência desse estágio com a turma, chama-se base 4. O jogo surgiu na preparação de dois esportes: Baseball e Softball. Existem três defensores nas bases, um arremessador e o rebatedor, que é dividido em dois times (ataque e defesa), onde o espaço utilizado é um formato de um diamante, pois possui quatro extremos (cima, baixo, esquerda e direita), onde cada extremo é uma base e possui uma distância aproximadamente de 10 metros. O rebatedor fica posicionado na base um. O principal objetivo é chutar a bola o mais longe possível, após o lançamento do arremessador, e correr pelas três bases onde estão posicionados os defensores sem ser queimado por eles com a bola. Cada base ultrapassada vale 1 Ponto. O arremessador fica posicionado no centro das bases dos defensores e do rebatedor. O objetivo dos defensores é não permitir que o rebatedor ultrapasse as bases, tentando queimar ele ou pegando a bola e colocando na base do mesmo, antes que ele percorra todo o percurso. Existem algumas regras: não pode haver dois defensores em uma mesma base; se o rebatedor chutar a bola e o defensor pegar ela antes que toque no chão, o rebatedor é eliminado; ele possui 3 tentativas para executar o chute, caso não consiga, irá entra um novo rebatedor posicionado na fila de espera. Os alunos se divertiram bastante durante a realização dessa atividade, por ser algo novo para eles e uma nova vivência no processo de desenvolvimento e assimilação de um novo jogo.

  1. Data: (SEMANAL)
  2. Horário de entrada e de saída: 13h às 18h (SEMANAL)
  3. Sala: 8 ano
  4. Professor: Stella

Atividade desenvolvida pelo professor: Observado durante a semana as atividades cooperativas, a atividade se descrevia em realizar uma tarefa utilizando dois lençóis, um para cada grupo, em seguida ela colocava uma bola em cada lençol, a finalidade dessa atividade era lançar a bola o mais alto possível, os alunos se divertiram muito, pois não tinha ainda nenhum caráter competitivo, apenas começava a aparecer aos poucos essa característica, que ficou mais evidente, quando a professora disse que os grupos teriam que jogar a bola 10 vezes para cima, ganharia quem concluísse primeiro a tarefa. Entretanto eles jogavam a bola muito alto, por consequência da atividade anterior, quando eles descobriram que não precisava ser muito alto, todos conseguiram realizar a atividade.

Prosseguindo as atividades cooperativas que agora já possuía um caráter cooperativo/competitivo, os alunos utilizaram a mesma matéria, porém contando com um novo propósito, os lençóis já estavam esticados pelas crianças. A professora explicou que eles teriam que prestar atenção a sinais sonoros (apito) para a realização da atividade. Ao som do apito, se fosse sinalizado uma vez apenas, as meninas teriam que passar por baixo do lençol, sem deixar cair a bola, se fosse duas eram a vez dos meninos. Ela nos relatou que o foco do exercício era a organização deles como grupo, onde eles teriam mais êxito alternando a sequência de menino e menina em torno do lençol, para poder assim ter mais estabilidade. Dois grupos de seis turmas obtiveram êxito na realização da tarefa, os outros só conseguiram por meio da intervenção da professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com