TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal como Conteúdo Escolar na Educação Física

Por:   •  10/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

FUTSAL COMO CONTEÚDO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO FISICA

(Nome dos Alunos do Grupo)

Profº Mayck Espindula Costa

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

LEF0089 – Educação Física

28/09/15

RESUMO

Existem diversas maneiras de trabalhar a educação física enquanto disciplina curricular que se responsabiliza pela transmissão conhecimento e prática esportiva. As aulas dependem

exclusivamente dos professores, de sua criatividade e dos materiais que estão disponíveis. No

decorrer deste trabalho iremos falar sobre o futsal como instrumento de trabalho do professor de educação física, sendo que a prática desse esporte é iniciada quando a criança e o adolescente ainda estão em fase de amadurecimento tanto no sentido biológico, quanto no psicológico e no social, o professor deve então tomar cuidado com modo pelo qual irá ensinar esse esporte, pois isso fará toda diferença. O professor é a peça fundamental para que as aulas tenham qualidade e sejam executadas de acordo com o planejado.

Palavras-chave: Aula. Futsal. Professor.

1 INTRODUÇÃO

Uma das principais preocupações da comunidade científica, na área da educação física e da saúde pública, vem sendo a busca de alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidência de distúrbios orgânicos associados à falta de atividade física (Brodie & Birtwistle, 1990; Riddoch & Boreham, 1995; Sallis & McKenzie, 1991).

Este trabalho irá abordar o tema futsal, ampliando o contexto para o desenvolvimento do aluno, a importância da escola e do professor e como se deve ensinar a prática esportiva. Podemos dizer que o futsal é um ótimo instrumento de trabalho para o professor de educação física, vendo que é um esporte idealizado tanto por meninas quanto por meninos, é o mais popular de nosso país e permite a exploração de diversas possibilidades de ensino de acordo com o objetivo na qual queremos alcançar.

2 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O comportamento e as habilidades o ser humano podem e devem ser desenvolvida através da educação, essencialmente através da educação física. Segundo Baseggio (2011), as atividades realizadas em aulas, principalmente os jogos desportivos são instrumentos facilitadores do desenvolvimento global da criança e do adolescente. Nos primeiros anos (1ª a 4ª série) é importante trabalhar a ludicidade, como destaca Santana (2003):

2 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O comportamento e as habilidades o ser humano podem e devem ser desenvolvida através da educação, essencialmente através da educação física. Segundo Baseggio (2011), as atividades realizadas em aulas, principalmente os jogos desportivos são instrumentos facilitadores do desenvolvimento global da criança e do adolescente. Nos primeiros anos (1ª a 4ª série) é importante trabalhar a ludicidade, como destaca Santana (2003):

Principalmente nos primeiros anos de aprendizado, deve-se veicular o componente lúdico.Os jogos da cultura infantil têm essa característica. Praticando jogos já conhecidos, ficamais fácil para o professor ensinar o que a criança ainda não sabe e deve aprender. O lúdico é a ponte. Essa atitude de aprender com prazer, brincando, sinaliza para outra: gostando de como aprendem esporte, as crianças poderão incorporá-lo definitivamente em suas vidas.(SANTANA, 2003).

A prática de exercícios físicos dentro da escola na área de educação física favorece diversos aspectos da nossa saúde, como por exemplo melhora dos processos mentais, a integração do indivíduo ao grupo, autoconhecimento, percepção corporal, temporal e espacial, domínio das habilidades e destrezas físicas entre outros. Corroborando com a idéia, podemos citar que:

Os principais objetivos da Educação Física é o despertar para o prazer de aprender a aprender; Potencializar a capacidade de criar e recriar situações de aprendizagem; ampliar a capacidade de comunicação; Prevenir dificuldades relacionais, emocionais, motoras e de aprendizagem; Incentivar a autoestima e facilitar a socialização; Prevenir dificuldades relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem; Exercer uma prática terapêutica no caso de dificuldades relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem já instalados; oportunizar uma estruturação mais saudável da personalidade; Estimular posturas positivas frente a si, ao outro e ao mundo (SANTOS, 2007, p.9).

Entendemos assim que as aulas de educação física dentro do ambiente escolar não servem apenas para trabalhar o físico da criança, mas sim trabalhar movimentos com o objetivo de verificar o desempenho de cada um, buscando assim assumir um papel de formadores de cidadãos, buscando a participação de todos e o entrosamento uns com os outros.

Os valores alcançados através do jogo esportivo, como a interiorização das regras, a colaboração, a aceitação da autoridade, a disciplina, a iniciativa e a superação de si mesmo configuram uma constelação de condutas positivas, construtivas e integradoras, que se encontram presentes no sistema de valores que cada um assume para si mesmo e com sua maneira de viver (BASEGGIO, 2011, p.6)

A prática dos esportes é o conteúdo mais esperado nas aulas de educação física, ele é extremamente necessário, pois os alunos aprendem a vivenciar com outros alunos e conseguem desenvolver melhor seu organismo. Entre todos os esportes praticados pelos alunos o mais popular é o futsal, hoje em dia ele tem a preferência de muitos.

Atualmente, o futsal é o esporte que possui o maior número de praticantes no Brasil. Nomundo, são mais de setenta países que praticam esse esporte em quatro continentes, tendocomo destaque Paraguai, Espanha, Portugal, Itália, Austrália e Rússia (VOSER, 2004, p. 16e 27).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com