TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE UM TREINAMENTO NEUROMUSCULAR COM TUBOS ELÁSTICOS EM MILITARES EM MISSÃO DE PAZ

Por:   •  22/7/2020  •  Monografia  •  6.773 Palavras (28 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 28

PROPOSTA DE UM TREINAMENTO NEUROMUSCULAR COM TUBOS ELÁSTICOS EM MILITARES EM MISSÃO DE PAZ

RESUMO

Com o aumento dos índices do sobrepeso nos últimos anos, nota-se a importância da prática de exercícios físicos como forma de prevenção e controle deste mal, visando à manutenção da qualidade de vida. Militares em missão de paz, pela especificidade de sua atividade, encontram dificuldades de manterem um treinamento físico constante, apresentando uma pré-disposição maior ao aumento da obesidade. Desta maneira o objetivo deste trabalho foi propor um método de treinamento neuromuscular em circuito com a utilização de tubos elásticos para a manutenção do condicionamento físico nos militares em missão de paz. Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica levantando os principais aspectos do tema em questão, abordando os temas: treinamento com tubos elásticos, treinamento em circuito, treinamento neuromuscular, efeito do destreinamento, treinamento físico militar, militares em missões de paz, condicionamento físico de militares em missões de paz. De acordo com a revisão bibliografia realizada percebe-se que o treinamento em circuito com o incremento do elástico é um excelente método de treinamento para ser aplicado com militares em missão de paz, pois ocupa pouco espaço e é leve de carregar, sobre o treinamento com elástico a musculatura envolvida diretamente e os músculos auxiliares podem ser trabalhados de uma forma mais completa  tornando-se uma alternativa viável de ser executada, assim como o treinamento em circuito que por ser um método onde não há intervalo entre as estações, conjuntamente com repetições ˃15 sendo uma importante opção de método de treinamento físico. Concluímos que a proposta apresentada é uma alternativa interessante por questões logísticas e viável pois não necessita de muito tempo para ser executada, bastante prática, para a manutenção da RML, no entanto, faz-se necessário, outras pesquisas, no intuito de responder outros questionamentos como a ocorrência ou não da manutenção da força e se realmente o treinamento com elástico proposto é suficiente para a manutenção da RML.

Palavras-chave: Treinamento neuromuscular, missão de paz, resistência muscular localizada, treinamento em circuito, tubos elásticos.

ABSTRACT

With the increase in overweight rates in recent years, the importance of physical exercise as a way of preventing and controlling this disease is noted, aiming at maintaining quality of life. Military personnel on a peace mission, due to the specificity of their activity, find it difficult to maintain constant physical training, showing a greater predisposition to the increase in obesity. In this way the objective of this work was to propose a method of neuromuscular training in circuit with the use of elastic tubes for the maintenance of physical conditioning in the military in peacekeeping mission. A bibliographic review study was carried out raising the main aspects of the topic in question, addressing the themes: training with elastic tubes, circuit training, neuromuscular training, detraining effect, military physical training, military personnel in peacekeeping missions, physical conditioning of military personnel on peacekeeping missions. According to the bibliography review, it is clear that circuit training with the increase in elastic band is an excellent training method to be applied with military personnel on a peacekeeping mission, as it takes up little space and is light to carry, on training with elastic the musculature directly involved and the auxiliary muscles can be worked in a more complete way making it a viable alternative to be performed, as well as the circuit training that for being a method where there is no interval between the seasons, together with repetitions ˃ 15 being an important physical training method option. We conclude that the proposal presented is an interesting alternative for logistical and viable reasons because it does not need much time to be executed, very practical, for the maintenance of RML, however, further research is necessary in order to answer other questions as the occurrence or not of the maintenance of the strength and if the training with elastic proposed is really enough for the maintenance of the RML.

Keywords: Neuromuscular training, peacekeeping, localized muscular endurance, circuit training, elastic tubes.

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando, tanto nos países desenvolvidos, quanto naqueles em desenvolvimento, independente da idade, do sexo, da raça e da classe social, sendo considerada uma epidemia mundial e um grave problema de saúde pública (PEREIRA et al., 2003; POPKIN e DOAK, 1998; WHO, 1998).

        Estudos recentes (BOUCHARD, 2003; PEREIRA et al., 2003), apontam que o sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados são os principais fatores de risco da obesidade, sendo um dos fatores que ajudam a prevenir e controlar esse problema é a prática de atividades físicas regulares.

Indivíduos fisicamente ativos apresentam melhora significativa de sua qualidade de vida (QV), aumentando o seu bem estar (VECCHIA et al., 2005), na busca por uma vida mais saudável pode-se dizer que o planejamento de uma atividade física estruturada e repetitiva na forma de exercícios físicos é um meio amplamente utilizado na nossa sociedade (JANSSEN et al., 2004).

Dentro deste contexto encontram-se os militares, que, para ser considerado apto para o serviço ativo, está obrigado a realizar o Treinamento Físico Militar (TFM), que consiste em atividades físicas variadas, regulares e controlada, realizada diariamente, que seguem um quadro de atividades semanais tais como: exercícios de resistência aeróbica e de resistência muscular localizada, que deverão contribuir para a melhora da aptidão física dos soldados (BRASIL, 2015).

O TFM, desenvolvido nas organizações militares (OM) brasileiras, por destinar-se a melhoria do desempenho da tropa no cumprimento de sua missão constitucional, possui foco operacional evidente, e atua com considerável influência sobre a saúde, relacionando-se com o bem-estar do militar e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de seus praticantes, tais benefícios tornando-se mais relevantes e duradouros (BRASIL, 2006).

Em se tratando do foco operacional, o Exército Brasileiro (EB), nos últimos 10 anos, vêm participando de atividades operacionais que se tornaram cada vez mais frequentes como missões de paz da ONU no Haiti, e em operações de Força de Pacificação no complexo do Alemão (BRASIL, 2010) e no Complexo da Maré (BRASIL, 2014). Tanto no exterior como no Brasil, para o cumprimento de tais missões faz-se necessário que o militar apresente-se apto física e emocionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (701.9 Kb)   docx (722.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com