TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  6/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

                                 CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

DARLAN SOUZA

TURMA: FAR0701T

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ELABORADO POR:

ELIZANE SOARES PONTES

19201802

                                                      JUNHO/2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

ELIZANE SOARES PONTES

19201802

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

[pic 1]

JUNHO/2021

Sumário

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................4

2.OBJETIVO............................................................................................4

3.DESENVOLVIMENTO..........................................................................5

4.CONCLUSÃO.......................................................................................8

INTRODUÇÃO

        O estágio em analises clinicas é de grande importância para o aprendizado do estudante de farmácia, pois o é possível correlacionar a experiência com a prática os conhecimentos adquiridos. Em consequência disso, permite ao aluno uma maior visão da futura profissão. O estágio teve a duração de 220 horas com início de -------- de abril e final ---------- de junho O estágio em análise clinicas foi realizado no Centro de medicina Nuclear Guanabara LTDA, no Bairro Campo Grande na rua Cesário de Melo,3280, e o CNPJ 42.272.262/0038-22, com a responsabilidade do farmacêutico Dr. Luiz Emanoel R. Godinho (CRF27008)

        Nesse período durante o estágio em análises clínicas, podemos observar o ambiente e a rotina do farmacêutico em um laboratório, para que possa ampliar os nossos conhecimentos através da experiência do profissional na prática, e podemos associar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso acadêmico, as atividades desenvolvidas no estágio são analises hematológicas, análises parasitológicas, analises imunológicas, analises bioquímica, coleta de material biológico, recebimento de material e atendimento ao cliente. Tem como finalidade relatar as observações e práticas decorrentes ao longo deste estágio, que é um segmento da área farmacêutica.

        O estágio supervisionado é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório e por isso, se encontra inserido na carga horária curricular. É de suma importância, pelo fato de agregar ao aluno conhecimento prático nesta área de atuação, o preparando com uma boa base para o seu ingresso no mercado de trabalho. O estágio em analises clinicas e o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de algumas substancias biológicas de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde das pacientes, os exames são solicitados por um médico em realizados em laboratório.

OBJETIVO

        Adquirir conhecimentos para a formação do farmacêutico, para ser aplicado em situações praticas os conhecimentos adquiridos.

DESENVOLVIMENTO

        O laboratório e bem iluminado, disposto com bancadas que ocupam a extensão do laboratório, onde, além do espaço necessário para o trabalho, também estão dispostos o microscópio e a centrífuga; armários onde ficam dispostos os equipamentos de análise, e onde são armazenados os Kits bioquímicos que não precisam de refrigeração, produtos químicos, vidrarias, materiais de coleta e materiais necessários para a rotina laboratorial; possui pia para limpeza em geral;  refrigeradores para armazenamento de reagentes e kits para testes que precisam de refrigeração.

        O profissional desta área atua buscando a promoção da saúde através do auxílio no diagnóstico de doenças, no tratamento e na pesquisa de enfermidades. O farmacêutico nesta área prestará orientação sobre a utilização de medicamento e sua influência nos exames, assim como suas interações; sendo, no entanto, um profissional essencial para o funcionamento adequado do laboratório e para a qualidade do diagnóstico.

        Foi apresentado no primeiro momento, os setores a coleta e o conhecimento dos equipamentos do que é feito no laboratório de análises clínicas, pela apresentação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) e foram apresentados alguns documentos que são necessários para o funcionamento. Nos POP's estão descritos o que é papel de cada um. No decorrer do estágio junto com o farmacêutico responsável e os técnicos de laboratório, foi colocado em prática, com o auxílio e acompanhamento a rotina diária do laboratório. Todas as atividades foram realizadas mediante supervisão de profissional habilitado, com o intuito de assegurar todos os procedimentos realizados de acordo com o procedimento padrão. As primeiras semanas foram de acompanhamento da rotina, leitura de POPs, aprendizagem e auxílio técnico nos procedimentos de análise e manipulação dos equipamentos.

Para realizar exames hematológicos e necessário realizar as etapas:

Pré-analítica

  analítica

Pós-analítica

Pré-analítica que é as etapas iniciais para a análise laboratorial, atividades realizadas, com a preparação do paciente, procedimento de coleta, acondicionamento, transporte e preparo da amostra.

A fase analítica e a realização da amostra com o controle de qualidade até o resultado do exame.

 A fase pós analítica e o envio dos resultados ao médico, para ser tomada as decisões.

        As atividades desenvolvidas durante o curso foi:

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

MARÇO

ABRIL

MAIO

Conhecer o local de estagio

      x

Observar os procedimentos

      x

Colocar em pratica o que foi observado

      x

     x

    x

Análise do hemograma, dando entrada nas amostras, iniciando a operação, e realizando a seguinte análise dos dados.

      x

     x

Coleta de sangue e urinálise todo seu processo até o resultado impresso.

      x

      x

     

Coloração de lâmina em paciente com alteração nos leucócitos e Microbiologia

      x

      x

Realizado exames parasitológicos  mediante análise microscópica, para avaliar presença de parasitos; Análise macroscópica e também analise bioquímica.

      x

Os testes de coagulação, entra em contato com a amostra do paciente, e o aparelho apresenta o resultado e tempo de coagulação

   

     x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com