TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO – DESNUTRIÇÃO

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO – DESNUTRIÇÃO

ALUNA: Larissa Luna

  1. Descreva (explique) 3 passos do método mnemônico dos 11 passos estabelecidos pela Braspen (2018) para o combate à desnutrição

Determine o risco e realize a avaliação nutricional: nesse passo o nutricionista deve avaliar o paciente colhendo dados antropométricos e realizando perguntas sobre a alimentação em domicilio e aceitação da dieta. E, com os resultados da avaliação nutricional, determinar se o paciente tem ou não risco nutricional.

Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas: é necessário para não haver síndrome da realimentação nem ofertar pouca caloria para o paciente, pois o quadro ira piorar. Quanto às proteínas é necessário avaliar as quantidades necessárias para não colocar excesso de proteína e causar mais danos a saúde e nem deixar faltar, pois a proteína é importante para não haver perda muscular.

Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias: é importante saber se o paciente perdeu peso, quanto perdeu e o por que perdeu. Assim o nutricionista pode agir direto no problema. O acompanhamento é importante para saber se o paciente perdeu mais peso ainda ou se esta ganhando muito.

  1. Cite 3 fatores etiológicos da desnutrição

Oferta insuficiente de macro e micronutrientes, doenças com hipermetabolismo ou hipercatabolismo, fatores econômicos/sociais/ambientais.

  1. Cite 5 fatores de risco para a desnutrição

Perda de peso involuntária, baixo peso, idade (idosos), internamento prolongado e doenças como o câncer por exemplo.

  1. Explique o ciclo vicioso da Infecção e desnutrição

[pic 1]

  1. Cite 3 consequências da desnutrição. Explique cada uma delas.

Cicatrização lenta das férias, pois para a cicatrização é necessário um aporte calórico maior; aumento da mortalidade pois, risco de infecções é maior; imunidade prejudicada devido a baixa ingestão de nutrientes que também vai acarretar no aumento de riscos de infecções.

  1. Quais as diferenças entre desnutrição e caquexia?

Caquexia: mobilização do tecido muscular. Inflamação sistêmica e perda de massa muscular. Não pode ser revertida por simples aporte nutricional.

Desnutrição: mobilização da gordura. É revertida estabilizando o aporte nutricional do paciente.

  1. Quais os 3 estágios de classificação da caquexia e suas principais características?

Pré-caquexia: PP involuntária < 5%, anorexia, alterações metabólicas com tolerância a glicose diminuída

Caquexia: PP involuntária > 5% ou PP > 2% com IMC < 20 kg/m2, ou sarcopenia com PP > 2%, com redução da ingestão alimentar e inflamação sistêmica

Caquexia refratária: Catabolismo intenso, expectativa de vida inferior a 6 meses.

  1. Explique a caquexia relacionada ao câncer

A caquexia no câncer pode acarretar vários fatores como inflamação, alteração do metabolismo de proteínas, perda de massa muscular, perda de gordura, anorexia, disabsorção e alterações neuro-hormonais.  

  1. Qual a diferença entre desnutrição, caquexia e sarcopenia?

Desnutrição: mobilização da gordura. É revertida estabilizando o aporte nutricional do paciente.

Sacopenia: perda de massa muscular

Caquexia: mobilização do tecido muscular. Inflamação sistêmica e perda de massa muscular. Não pode ser revertida por simples aporte nutricional.

  1. Explique os principais tipos de desnutrição energético-proteica

Marasmo: severa deficiência energética. Redução de massa muscular e tecido adiposo, baixo peso, estatura fora do padrão, cabelos finos e opacos, desaparecimento das bolas de bichat, diarreia, anorexia, bradicardia, hipotensão e infecções.

Kwashiorkor: severa deficiência protéica. Edema em pés e pernas, perda de tecido muscular, lesão na pele, cabelo com pigmentações, pálidos, triste, choro fácil e hepatomegalia.

Kwashiorkor – marasmático (misto): diarreia, infecções, deficiências nutricionais

  1. Cite e explique algumas alterações hormonais que podem ocorrer na desnutrição

Eutireoidismo: acontece na desnutrição aguda onde há uma redução de T3 e T4 devido a redução de proteínas plasmáticas.

Hipotireoidismo: acontece na desnutrição crônica onde há destruição de mecanismos adaptativos. Há uma redução de T3 livre (forma ativa).

  1. O que é a Síndrome da Realimentação? Quais os riscos para o paciente? Como podemos prevenir?

Síndrome da realimentação: a sindrome da realimentação ocorre quando há uma mudança repentina de fonte de energia de lipídeos para carboidratos. O aumento da glucose estimula a insulina promovendo o aumento da captação de glucose, fosfato, magnésio, água e síntese de proteínas. Esta captação de nutrientes leva a um decréscimo repentino da concentração do plasma

Os riscos podem ser alteração da função cardíaca, anemia hemolítica, disfunção hepática, anormalidades neuromusculares, falência respiratória, desordens gastrointestinais e renais, hipotensão, convulsão e até morte.

A melhor forma de iniciar a alimentação do paciente é ofertar as refeições de forma gradativa e cuidando com as quantidade de CHO

  1. Quais as 3 etapas de atendimento nutricional em desnutrição?

Estabilização: adequar às necessidades energéticas de macro e micronutrientes, prevenir e tratar complicações metabólicas, corrigir deficiência nutricional e iniciar a alimentação.

Reabilitação: inicia-se a reabilitação nutricional. Então deve-se oferecer alimentação adequada, estimulação emocional e motora.

Acompanhamento ambulatorial (pós-alta): Acompanhamento em unidade de saúde para prevenir recaídas e assegurar a continuidade do tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (254.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com