TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  1/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

MEIO AMBIENTE

Jacqueline de Oliveira Santos 1903758

Unip Jacareí

2020

  1. Tema
  1. Situação-problema
  1. Justificativa e embasamento teórico
  1. Público-alvo
  1. Objetivos
  1. Percurso Metodológico
  1. Recursos
  1. Cronograma
  1. Avaliação e produto final
  1. Referências

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Situação Problema:

Ao observar os alunos do quarto ano do ensino fundamental, nota que muitos não desenvolveram uma consciência a respeito dos problemas ambientais, e a importância da preservação da natureza. Pequenos atos, como, jogar lixo no chão, deixar a torneira aberta por vários minutos, entre outros, passam despercebidos por vários alunos, não somente dos alunos da sala, mas como outros alunos da escola, e os mais velhos acabam influenciando de uma forma negativa esses comportamentos aos alunos menores.

Justificativa:

Conscientizar os alunos da importância do meio ambiente na nossa vida, e mostrar que pequenas atitudes do cotidiano podem ter um grande impacto tanto negativo, quanto positivo, e como é importante ter consciência desses atos e que mudar, desde as mais pequenas atitudes, faz uma grande diferença.

Embasamento Teórico:

O meio ambiente é de extrema importância para a sobrevivência humana, mas o uso dos recursos naturais de forma irracional afeta a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. E preservar o meio ambiente não é somente cuidar das nossas matas, é ter consciência de que pequenos atos fazem diferença, e ter esse aprendizado desde a infância é muito importante para criar um cidadão ciente de seus atos. Precisamos abordar a importância da preservação da natureza aos alunos, segundo a Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999, Art 2º “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.” E prosseguindo no Art 1º “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Fica claro o objetivo da necessidade de contribuir para a formação de um cidadão com valores voltadas para a conservação do meio ambiente, não somente como mera formalidade, e segundo Dias (2004, p 523) é um “processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem novos conhecimentos, valores, habilidades experiencias e determinação que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros.” Trata se de uma necessidade como seres humanos, é um valor que precisa ser ensinado e trabalhado, e praticado por toda vida, e por todos.

Público-alvo:

 Alunos do quarto ano do ensino fundamental

Objetivo Geral:

Conscientizar a importância da preservação do meio ambiente.

Objetivo específico:

Contribuir para a formação de valores, habilidades e atitudes sobre a importância da preservação da natureza.

Estimular a importância do homem na natureza e mostrar o que as interferências negativas têm causado a natureza.

Identificar pequenas atitudes e como podem impactar no meio ambiente e a importância de mudar essas atitudes.

Usar de forma consciente os recursos naturais.

Percurso Metodológico:

1º dia - segunda-feira – apresentar o projeto, e debater com os alunos o que é o meio ambiente, qual a sua importância para o planeta, quais as atitudes interferem tanto positivamente quanto negativamente sobre o meio ambiente. O debate permite observar o que os alunos sabem, é importante para conhecer os alunos, entender seus pontos de vista, e é importante para interagirem entre si e trocar informações.

2º dia – terça-feira – Conversar sobre reciclagem, e qual a importância de reciclar. Falar sobre a coleta seletiva e explicar que cada cor da lixeira, tem seu significado

AZUL: papel/papelão;

VERMELHO: plástico;

VERDE: vidro;

AMARELO: metal;

PRETO: madeira;

LARANJA: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);

BRANCO: resíduos de hospitais e serviço de saúde;

ROXO: lixo radioativo;

MARROM: lixo orgânico;

CINZA: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.

Apresentação do vídeo o que é reciclagem? Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=OQ5jpiKzNqg.

A partir da explicação, realizarão um mural com as orientações das cores das lixeiras para colocar no pátio da escola para outros terem o conhecimento. A atividade tem como objetivo, além da aprendizagem sobre as cores e seus significados, a noção de como reciclar e qual a sua importância, e despertar a noção da importância de compartilhar com as pessoas ao nosso redor o aprendizado.

3º dia – quarta-feira – Apresentação de vídeos sobre a floresta amazônica, a poluição e sobre reciclagem. Após assistirem os vídeos, realizarão debates sobre os vídeos. Os vídeos são uma forma de apresentar o assunto de forma mais descontraída e é importante para um maior entendimento, e o debate é importante para trocar informações e esclarecer questões. Serão apresentados os seguintes vídeos retirados da internet:

https://www.youtube.com/watch?v=s1jQnc9nGhs - Sobre o Bioma Amazônia

https://www.youtube.com/watch?v=GFKiHcU9jvM - floresta amazônica – antes e depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com