TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  10/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.810 Palavras (24 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 24

___________________________________________Artigo Científico de Revisão[pic 1]

Curso de  Biomedicina

Anatomia e  Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino e Feminino na Gestação

Quezia Nascimento Fontes[1]

Bianca Teles Machado

Silvano Bispo dos Santos Neto

Laize do Ouro Souza

Professor: Wallace Felipe blohem

RESUMO

Em termos simples, a reprodução é o processo pelo qual os organismos criam descendentes. Este milagre é uma característica que todos os seres vivos têm em comum e os diferencia das coisas não-vivas. Mas, embora o sistema reprodutivo seja essencial para manter as espécies vivas, não é essencial manter um indivíduo vivo (ASHLEY, 1969[a]). Na reprodução humana, dois tipos de células sexuais ou gametas estão envolvidos. O espermatozoide, o gameta masculino, e um ovo ou óvulo, o gameta feminino deve se encontrar no sistema reprodutivo feminino para criar um novo indivíduo. Para que a reprodução ocorra, os sistemas reprodutivos feminino e masculino são essenciais. Embora os sistemas reprodutivos femininos e masculinos estejam envolvidos na produção, nutrição e transporte do óvulo ou espermatozoide, eles são diferentes em forma e estrutura. O macho tem órgãos reprodutivos, ou genitais, que estão dentro e fora da pélvis, enquanto a fêmea tem órgãos reprodutivos inteiramente dentro da pélvis.

Palavras-Chave: Reprodução; Anatomia; Masculino; Feminino

INTRODUÇÃO

Este estudo aborda conhecimentos gerais sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino. Estes sistemas são responsáveis pela perpetuação da espécie humana. O objetivo deste estudo foi esclarecer as diferenças anatômicas do sistema reprodutor masculino e feminino e também abordar suas particularidades.[b]

Os órgãos sexuais principais ou essenciais, responsáveis pela produção dos gametas são as gônadas - os testículos no homem e os ovários na mulher. Estes órgãos também são responsáveis pela produção de hormônios que têm papel relevante nas características sexuais secundárias masculinas ou femininas e regulam o ciclo reprodutivo[c]. 

Durante a gravidez, a mãe grávida sofre alterações anatômicas e fisiológicas significativas, a fim de nutrir e acomodar o feto em desenvolvimento. Essas mudanças começam após a concepção e afetam cada sistema de órgãos no corpo. Para a maioria das mulheres que experimentam uma gravidez sem complicações, essas alterações se resolvem após a gravidez com efeitos residuais mínimos.

1. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMINIO[d]

Em termos simples, a reprodução é o processo pelo qual os organismos criam descendentes. Este milagre é uma característica que todos os seres vivos têm em comum e os diferencia das coisas não-vivas. Mas, embora o sistema reprodutivo seja essencial para manter as espécies vivas, não é essencial manter um indivíduo vivo (ASHLEY, 1969).

Na reprodução humana, dois tipos de células sexuais ou gametas estão envolvidos. O espermatozoide, o gameta masculino, e um ovo ou óvulo, o gameta feminino deve se encontrar no sistema reprodutivo feminino para criar um novo indivíduo. Para que a reprodução ocorra, os sistemas reprodutivos feminino e masculino são essenciais.

Embora os sistemas reprodutivos femininos e masculinos estejam envolvidos na produção, nutrição e transporte do óvulo ou espermatozoide, eles são diferentes em forma e estrutura. O macho tem órgãos reprodutivos, ou genitais, que estão dentro e fora da pélvis, enquanto a fêmea tem órgãos reprodutivos inteiramente dentro da pélvis.

Segundo Ferreira (2014), o sistema reprodutor masculino consiste nos testes e em uma série de ductos e glândulas. Os espermatozoides são produzidos nos testes e são transportados através dos ductos reprodutivos. Esses ductos incluem o epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra. As glândulas reprodutivas produzem secreções que se tornam parte do sêmen, o fluido que é ejaculado da uretra. Essas glândulas incluem as vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais.

1.1 Testículos

Os testículos (singular, testículos) estão localizados no escroto (um saco de pele entre as coxas). No feto masculino, os testículos se desenvolvem perto dos rins e descem para o escroto logo antes do nascimento. Cada testículo é de cerca de 1 1/2 polegadas de comprimento por 1 polegada de largura. A testosterona é produzida nos testículos, o que estimula a produção de espermatozóides, além de dar características sexuais secundárias a partir da puberdade (OLIVEIRA, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com