TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Tcc

Por:   •  29/1/2015  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO TCC

Título: Anemia Falciforme

APRESENTAÇÃO

A doença falciforme trata-se de um grupo de anemias hemolíticas que se caracterizam pela presença de hemoglobina S nos indivíduos afetados.Representa a doença hereditaria com maior prevalência no mundo (YOONG,2002).

No Brasil, a anemia falciforme é considerada uma das doenças genéticas mais importantes no cenário epidemiologico brasileiro,por ser a mais prevalente dentre as doenças géneticas, principalmente em decorrência da grande população de negros e do processo de miscigenação.A presença da anemia falciforme é caracterizada por uma quantidade elevada de hemácias deformadas,em forma de foice,devido à presença da hemoglobina S ao invés a Hemoglobina A. Tendo essa doença de caráter genético tivemos o intuito de fazer uma pesquisa de artigo sobre a doença e suas limitações.Observando dados epidemiológicos e saúde publica no Brasil.

OBJETIVO GERAL

O objetivo desta revisão é relacionar a importância do estudo genético da doença,sua limitação progressão e tratamento para que possa ter uma vida com qualidade e conscientizando os individuos a transmissão que e dada.

OBJETIVO ESPECÍFICO

 Abordar as estratégias participativas dos caráter assistencial e educativo da prática do aconselhamento genético com o objetivo de auxiliar os casais portadores do traço falciforme, na tomada de decisões com relação à reprodução.

 Discutir às questões no impacto social e político da prática genética sobre os aspctos epidemiológicos e preventivos da Anemia Falciforme.

Relacionar os avanços das ações no campo da gética em saúde pública, bem como as políticas públicas de saúde existentes no Brasil, com relação à prática da genética na Amemia Falciforme.

JUSTIFICATIVA

Abordar através de dados de revisão bibliográfica tendo em vista que no Brasil somos um povo de mistura de raças temos que levar em considerações a necessidade de esse estudo, tendo um grande número de pessoas portadoras de traços dessa doença devendo assim chamar atenção para esse mal que nos assola geneticamente.Essa pesquisa não é somente no Brasil e sim em vários países do mundo em prol do bem estar dos portadores da anomalia, trazendo assim beneficio para a sociedade como um todo.

A finalidade deste trabalho consiste em focar em auxiliar portadores do traço falciforme, conscientizar e acompanhar os pacientes em seus tratamentos farmacológicos e um outro ponto fundamental é o objetivo e origem dessa patologia.

METODOLOGIA

A execução deste trabalho implica em uma pesquisa bibliografica, voltada a técnica de revisão da literatura sobre o tema “Anemia Falciforme”. Assim pretende-se realizar um estudo exploratório com ênfase na abordagem qualitativa.

A seleção dos artigos e demais materiais de consulta faz se por meio de busca à sites de produção científica como scielo; BVS. Para a busca aos artigos e materiais acadêmicos, tais como livros e outros informativos.

REFERÊNCIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com