TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Professor de Educação Física na Prevenção da Obesidade

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.097 Palavras (17 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 17

GESSIMARA FERREIRA MORAIS – RA - 1093241

Educação Física

OBESIDADE INFANTIL

A Atuação do Professor de Educação Física na Prevenção da Obesidade

Orientador: Prof. Esp. Gustavo Braga de Oliveira

VITÓRIA/ES

2014

OBESIDADE INFANTIL

A Atuação do Professor de Educação Física na Prevenção da Obesidade

RESUMO

A obesidade é um mal que tem afetado a cada dia mais crianças. Uma doença que acarreta o agravamento de muitas outras patologias que prejudicam a vida dos indivíduos. A educação física, enquanto propagadora de prática de atividades/exercícios físicos , assim como, de uma forma saudável de vida, desempenha papel de grande relevância diante desse cenário. Por isso, na realização desse trabalho de conclusão de curso, busca-se entender como deve ser atuação dos professores de educação física perante a obesidade infantil, visando a sua prevenção. Um trabalho que além de refletir sobre as consequências dessa doença na vida das crianças, mostra que através de uma atuação mais dinâmica e lúdica, o professor pode resgatar seus alunos do sedentarismo que muitas vezes tem contribuído para o agravamento desse quadro ressaltado na pesquisa, assim como despertar a consciência sobre a necessidade de uma alimentação saudável, que irá resultar numa saúde de qualidade.

Palavras-Chave: Obesidade Infantil. Educação Física. Professor. Saúde.

INTRODUÇÃO

Há algum tempo atrás, falar de obesidade remetia-se para um mal que afetava a vida da população adulta. Na atualidade, isso deixou de ser uma realidade longe da vida das crianças. A Obesidade infantil tem crescido de forma acelerada, o que faz com que se torne uma preocupação para as diversas áreas que compõem a vida em sociedade, como em especial para a Educação Física.

A prática de atividades físicas, essencial para um melhor condicionamento do indivíduo, assim como a reeducação alimentar é algo essencial para que esse quadro preocupante possa ser revertido, sendo que o Professor de Educação Física torna-se um dos atores principais na disseminação dessa consciência nos alunos.

Na realização desse trabalho de conclusão de curso, busca-se justamente entender qual deve ser a Atuação do Professor de Educação Física na Prevenção da Obesidade Infantil. Uma pesquisa bibliográfica que ressalta o que vem a ser esse mal, e quais as suas conseqüências para a vida da criança, assim como, o papel da Escola através das aulas de Educação Física e seus respectivos profissionais no enfrentamento desse problema.

A obesidade infantil é preocupante, pois não se relaciona apenas a uma questão estética, que por si só, é algo preocupante, pois a criança com esse mal pode ser alvo de bullying, mas sim, uma questão de saúde. Junto com a obesidade, pode haver o agravamento de muitas doenças que coloca em risco o desenvolvimento e a própria vida desses indivíduos.

A educação física pode ser a impulsionadora da reversão desse quadro preocupante, em especial, através da atuação de seus profissionais enquanto professores dessa disciplina. Despertar nos alunos o interesse pela prática de atividades físicas e ressaltar a importância dela para a saúde, colabora para que o sedentarismo seja deixado de lado, e a obesidade possa ser enfrentada de forma saudável.

1 A OBESIDADE INFANTIL

A ideologia de achar as crianças fofinhas engraçadinhas e bonitas, além de ser por muito tempo, um “sinônimo” de saúde para muitos dentro da sociedade, tem sido deixada de lado. Aos poucos os problemas oriundos da obesidade começam a ser identificados também na infância, e torna-se um grave problema dentro do contexto da atualidade.

Conforme Sigulem (2003, p. 6) “a obesidade pode ser conceituada, de maneira simplificada, como uma condição de acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, levando a um comprometimento da saúde”. As dobrinhas tão comemoradas pelos pais podem ser indicadores de graves problemas de saúde apresentados pelos filhos num futuro bem próximo.

Por isso, é importante estar atento para aquilo que pode ser considerado apenas um sobrepeso ou a obesidade em si, pois entre as principais conseqüências apresentadas por esse mal está a “morbidade e mortalidade”, o que justifica a sua qualificação como “um problema de nutrição em saúde”. (SIGULEM, 2013, p. 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com