TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTRE EXPERIÊNCIAS (SIGNIFICATIVAS) E IMPRESSÕES: OS LASTROS FORMATIVOS DO PIBID A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Por:   •  10/2/2019  •  Monografia  •  15.913 Palavras (64 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 64

[pic 1]

EDUARDA SILVA VIVA

ENTRE EXPERIÊNCIAS (SIGNIFICATIVAS) E IMPRESSÕES:

OS LASTROS FORMATIVOS DO PIBID A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

LAVRAS-MG

2018

EDUARDA SILVA VIVAS

ENTRE EXPERIÊNCIAS (SIGNIFICATIVAS) E IMPRESSÕES:  OS LASTROS FORMATIVOS DO PIBID A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Colegiado do Curso de Educação Física, para a obtenção do título de licenciado em Educação Física.

Orientador

Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

LAVRAS-MG

2018


DEDICO

            Gratidão a ti meu Deus, autor da vida e de tudo o que existe.

Gratidão a minha mãe Juliane por me ensinar a sonhar, me ensinar a ter garra, ensinar a não desistir ou desanimar perante as adversidades da vida. Não sei quem eu seria sem você.

Gratidão ao meu pai Luciano, por me ensinar a grandeza da humilde, por me ensinar acreditar que existem pessoas boas e por crer e confiar em minha jornada. Sem seu amor e apoio nada, seria possível.

A meu irmão Pedro Iuri pela simples existência, por me ensinar a ser feliz, por me arrancar deliciosos sorrisos. Você foi a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas.

A todos da minha família que se fizeram presentes durante esses anos, meu bem mais precioso evidencio aqui, minha eterna gratidão.

Aos meus amigos de longa data e aos amigos feitos ao longo desse percurso, que serão para sempre lembrados com carinho e grande respeito por mim.

A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, о meu muito obrigado.

Eduarda Silva Vivas

AGRADECIMENTOS

À Universidade Federal de Lavras, seu corpo docente, direção е administração que me oportunizou а janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado pela acendrada confiança no mérito е ética aqui presentes.

A todos os professores por nos proporcionarem о conhecimento não apenas racional, mas а manifestação do caráter е afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram a nós, não somente por terem nos ensinado, mas por terem nos feito aprender.

À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por prover uma bolsa de iniciação à docência (PIBID).

À coordenação do curso de Educação Física, pelas oportunidades oferecidas.

Ao professor Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, pela orientação, pelos incentivos, pela paciência, pelo acolhimento, pelos ensinamentos e pela dedicação, que foram de suma importância para a realização deste trabalho.

Ao professor Dr. Kleber Tuxen Carneiro Azevedo, pelos ensinamentos, contribuições e por sua participação na banca avaliadora.

À Elaine, Pirus e Maroca, por me proporcionarem um segundo lar cheio de respeito, carinho e companheirismo.

À Isabella Vivas, por todo acolhimento e atenção dedicados a mim, nas mais diversas situações ao longo desses anos.

Muito Obrigada!

.


[...] transformar a experiência educativa em puro treinamento humano é mesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.

                                                      PAULO FREIRE

RESUMO

Considerando a formação acadêmica, principalmente a formação docente, que visa à formação de professores, é notória que entre as discussões frequentemente realizadas, uma das questões em pauta é sua qualidade. No intuito de auxiliar os professores em formação e proporcionar a eles maior conhecimento prático, o Ministério da Educação criou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo mapear as experiências marcantes advindas do programa no âmbito da Educação Física, com intuito de descobrir quais são os reflexos das experiências marcantes do (PIBID) na formação inicial dos bolsistas e, para tanto será discutido o conceito de experiência, a formação inicial de professores, e toda conjuntura do Programa. A pesquisa tem caráter exploratório descritivo, utilizamos como categoria de análise o conceito de experiência explorado pelo Prof. Dr. Jorge Larrosa Bondía, como instrumento metodológico utilizamos uma entrevista semiestruturada com os bolsistas. Concluiu-se, segundo o olhar dos pibidianos (as), que o programa contribui efetivamente para a formação docente ao permitir refletir criticamente sobre a prática pedagógica e o atuar docente do profissional de Educação Física, viabilizando um campo de pesquisa, no sentido das possibilidades e dos desafios do cotidiano escolar, bem como possibilita o desenvolvimento de competências possíveis de serem adquiridas apenas no exercício da docência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.1 Kb)   pdf (490.3 Kb)   docx (75.2 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com